Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

CDS alerta Governo para perigo de submersão de mouchão da Póvoa

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, alertou hoje para a necessidade do Governo "intervir urgentemente" no mouchão da Póvoa, uma ilha particular localizada no estuário do Tejo que corre o risco de ficar submersa.

CDS alerta Governo para perigo de submersão de mouchão da Póvoa
Notícias ao Minuto

15:17 - 20/03/17 por Lusa

País Assunção Cristas

"Há mais de um ano que alertamos o Governo para o estado de degradação do mouchão e até agora nada foi feito. O mouchão tem um rombo enorme num dos diques e de dia para dia fica cada vez mais ameaçado", afirmou a líder centrista.

Assunção Cristas, que falava aos jornalistas durante uma visita aos mouchões do Tejo, localizados no concelho de Vila Franca de Xira, sublinhou que o estado de degradação do mouchão da Póvoa, situado na localidade da Póvoa de Santa Iria, "coloca em causa a biodiversidade do estuário do Tejo e a atividade agrícola ali existente".

"O Tejo é uma grande riqueza nacional e está ameaçado. É preciso que o Governo atue o mais rapidamente possível", defendeu.

O estado de degradação do mouchão da Póvoa já motivou várias manifestações de preocupação por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que, há cerca de um mês, aprovou uma moção a pedir ajuda ao Governo para permitir a realização de "obras urgentes".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), explicou que o município realizou várias reuniões com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para que fosse dada autorização para o proprietário do mouchão realizar obras no dique da ilha.

Contudo, acrescentou o autarca, a "ausência de uma resposta célere" por parte da APA fez com que o Ministério do Ambiente tivesse assumido, no início deste mês, um compromisso com a autarquia ribatejana de que iriam ser feitas obras "rapidamente".

A Lusa contactou o Ministério do Ambiente que remeteu um eventual esclarecimento para mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório