Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Dia Mundial da Saúde Oral. Aprenda a cuidar da sua

Celebra-se esta segunda-feira o Dia Mundial da Saúde Oral. Veja como pode cuidar melhor da sua e conheça os hábitos que são inimigos da boca.

Dia Mundial da Saúde Oral. Aprenda a cuidar da sua
Notícias ao Minuto

09:20 - 20/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Esta segunda-feira celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma data que tem como objetivo alertar para a importância da saúde bucal e para o impacto que a mesma tem na saúde em geral, seja ele positivo ou negativo.

Ter um sorriso limpo e cuidado não deve ser apenas uma preocupação estética, deve ser uma preocupação diária em qualquer idade, pois os dentes podem ser um dos espelhos mais fieis da saúde humana. Lavar os dentes faz mais por si do que pensa, sabia?

Como explica um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, as pessoas devem lavar os dentes entre duas a três vezes por dia, uma vez que a má higiene bucal é meio caminho andado para danificar o sistema imunitário e dar azo a várias doenças, incluindo Alzheimer. Não cuidar da saúde oral pode ainda ter um impacto negativo no coração.

Anda a cuidar bem dos seus dentes?

Como cuidar melhor da saúde oral

O consumo regular de água é um dos hábitos mais amigos da saúde oral. Além de manter o organismo hidratado, a água limpa a boca, não permitindo que as bactérias se propaguem com tanta facilidade.

Como não poderia deixar de ser, uma correta escovagem dos dentes é também importante. Lavar os dentes durante dois minutos, com uma pasta dentária correta (pedir aconselhamento junto do dentista é fundamental) e não esquece a limpeza da língua são as três regras a seguir em todas as escovagens feitas ao longo do dia. Quanto ao elixir, o melhor é usar apenas uma hora depois de lavar os dentes.

Como não poderia deixar de ser, a saúde oral depende também de outros fatores, entre eles a alimentação. Enquanto alguns alimentos são amigos dos dentes, outros atuam como verdadeiros inimigos, não só por danificarem diretamente a placa dentária, mas também por contribuírem para doenças que, direta ou indiretamente, afetam a saúde oral, como é o caso da obesidade e da diabetes. Deste modo, deve-se privilegiar uma alimentação variada, equilibrada e sobretudo natural. O consumo de alimentos ricos em cálcio pode ser ainda uma mais-valia para a saúde oral e visitar o dentista com regularidade é também um aspeto a ter em conta.

O que evitar

O consumo de refrigerantes é um dos hábitos mais inimigos da saúde, incluindo da oral. De acordo com o cirurgião dentista e professor do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), Sérgio Rocha Bernardes, o consumo de refrigerantes na infância está associado a uma menor absorção de cálcio, mineral importante para a formação dos dentes. Além disso, estas bebidas açucaradas desencadeiam manchas e cáries, a doença não contagiosa mais comum no mundo.

O consumo de bebidas alcoólicas, quando não é feito de forma moderada, também tira saúde aos dentes e à boca, assim como a ingestão de açúcar e alimentos ricos em açúcares adicionados.

Quando a pessoa sofre de refluxo gástrico, uma das suas principais preocupações deve ser a saúde bocal, uma vez que o líquido produzido pode danificar o esmalte e deixar os dentes mais desprotegidos. Vomitar com frequência também prejudica a saúde oral.

Embora o consumo de água com limão seja aliado na hora de perder uns quilos extra e reforçar o sistema imunitário, a verdade é que esta bebida pode causar também danos no esmalte dentário, como diz o The Healthy Site, que destaca ainda um outro erro comum e que danifica os dentes: passar muitas horas sem comer. Os períodos de jejum prolongados fazem aumentar a acidez na boca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório