Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos dez mortos nos recentes confrontos devido à seca no Quénia

Pelo menos dez pessoas morreram nos mais recentes confrontos no Quénia, devido à seca, com as comunidades rurais a lutarem por pastagens para os seus animais, informou hoje a polícia.

Pelo menos dez mortos nos recentes confrontos devido à seca no Quénia
Notícias ao Minuto

07:17 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Polícia

Pastores das comunidades de Borana e Samburu travaram um tiroteio no domingo numa área no centro do país, chamada Kom, para onde ambos os grupos levaram o seu gado vivo para pastar, explicou o chefe da polícia da cidade de Isiolo, Charles Ontita.

Segundo o mesmo responsável, dez pessoas foram mortas e duas ficaram feridas nos confrontos que levaram as autoridades a destacar mais agentes para o local.

As mortes tiveram lugar uma semana depois de 13 pessoas terem morrido na região de Baringo, no oeste do país, quando pastores de Ilchamus e Pokot se envolveram em conflitos por causa de uma zona de pasto chamada Mukutani.

No domingo, em Mukutani, quatro agentes foram feridos quando supostos pastores Pokot abriram fogo contra o veículo em que seguiam enquanto escoltavam membros da comunidade Ilchamus para um local seguro, de acordo com a polícia de Baringo.

Em resposta ao surto de violência, desencadeado pela seca que afeta cerca de metade do país, o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, anunciou na sexta-feira o destacamento de tropas para as regiões de Baringo e Laikipia.

O Quénia tem sido atingido por uma seca, que levou mesmo o país a declarar o estado de desastre nacional, mas com eleições previstas para agosto muitos suspeitam que a política também tenha tido um papel na recente onda de violentos confrontos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório