Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Jornalista assassinado a tiro no estado mexicano de Veracruz

Um jornalista mexicano foi morto a tiro, no domingo, na presença da mulher no município de Yanga, no estado oriental de Veracruz, informou a polícia.

Jornalista assassinado a tiro no estado mexicano de Veracruz
Notícias ao Minuto

06:13 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Processos

Ricardo Monlui era diretor do jornal El Político e editor da coluna Crisol do diário El Sol de Córdoba, propriedade da Organização Editorial Mexicana, uma das empresas de comunicação social mais importantes do México.

Testemunhas afirmaram que o jornalista foi atacado, à saída de um restaurante, por um grupo de homens, que conseguiram fugir.

O governador de Veracruz, Miguel Ángel Yunes, declarou à imprensa que o assassínio causa "indignação e pesar" e indicou que a Procuradoria-geral do Estado se encontra a investigar o crime.

"Atuar-se-á com toda a firmeza", garantiu o governador.

Veracruz figura há anos como um dos estados mexicanos com o maior número de ataques contra a imprensa.

Pelo menos 17 jornalistas foram assassinados durante a administração do governador Javier Duarte (2010-2016), que é atualmente procurado pela justiça.

Duarte, que deixou o estado mergulhado numa grave crise financeira e de segurança, foi expulso em outubro do Partido Revolucionário Institucional (PRI, do Presidente Peña Nieto), pouco depois de terem sido conhecidas as acusações contra si por crime organizado e operações com recursos de origem ilícita.

Outros três jornalistas foram dados como desaparecidos em Veracruz.

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) condenou no domingo o atentado contra Ricardo Monlui, cuja morte elevou para 122 o número de homicídios de jornalistas no país desde 2000. Vinte destes homicídios ocorreram no estado de Veracruz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório