Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Chega ao Peru avião do Equador com alimentos para afetados por inundações

Um avião da força aérea do Equador aterrou no domingo no Peru com 3.000 rações alimentares para os afetados pelas recentes inundações em diversas regiões do país que já causaram pelo menos 75 mortos, 246 feridos e 100.000 desalojados.

Chega ao Peru avião do Equador com alimentos para afetados por inundações
Notícias ao Minuto

06:30 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Força Aérea

A aeronave, procedente da cidade equatoriana de Guayaquil, entregou o primeiro carregamento com ajuda humanitária procedente do estrangeiro, prevendo-se que cheguem ao Peru nos próximos dias mais ajuda de outros países vizinhos como Colômbia ou Chile.

Cada ração entregue pelo Equador pesa entre 800 e 1.100 gramas, contém arroz e outros alimentos que podem ser consumidos quentes ou frios, e chega para cobrir três refeições diárias. Além de comida, a ajuda inclui cobertores, aquecedores, talheres ou pastilhas para purificar a água.

A ajuda foi descarregada no aeroporto Jorge Chávez, situado em Callao, cidade portuária adjacente a Lima, a partir donde será enviada para as regiões mais afetadas.

O Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, já agradeceu a ajuda do Equador através de uma mensagem publicada na conta na rede de mensagens instantâneas Twitter.

Kuczynski conversou no domingo ao telefone com o homólogo colombiano, Juan Manuel Santos. Bogotá vai enviar para o Peru 30 toneladas em ajuda e quatro helicópteros com um contingente de 20 militares.

Um carregamento de ajuda humanitária do Chile deverá chegar também hoje ao Peru.

As inundações, que afetaram mais de 630.000 pessoas, foram causadas pelas piores chuvas em duas décadas registadas no Peru.

As chuvas inesperadas foram seguidas de tempestades, que atingiram fortemente a costa do país, na sequência do aquecimento da superfície das águas no Oceano Pacífico, prevendo-se que continuem ainda por mais duas semanas.

Em 1998, morreram 374 pessoas no Peru, na sequência de um período semelhante de precipitação intensa e cheias atribuídas ao fenómeno 'El Niño'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório