Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fotografias chocantes dos 'zoológicos humanos' do início do século XX

Em 1889 mais de 18 milhões de pessoas visitaram a Feira Mundial, em Paris. A atração principal era composta por 400 pessoas.

Notícias ao Minuto

20:55 - 19/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ocidente

As imagens acima foram tiradas entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX e mostram como chegaram a existir exibições que se assemelhavam a ‘zoológicos humanos’ onde a população ocidental tinha oportunidade de ver populações consideradas primitivas.

De acordo com o Daily Mail, algumas das imagens são datadas de 1958, uma data bastante recente. Asiáticos e negros eram exibidos dentro de clausuras, como se fossem animais, para mostrar como eram os chamados ‘nativos’. Muitos deles morreram durante o transporte, durante as exibições ou mais tarde, por serem incapazes de se integrar no modo de vida ocidental.

Alguns destes ‘zoológicos’ tiveram lugar em Nova Iorque, em 1906, e reuniram milhares de visitantes curiosos. A Europa também foi palco destas exibições de humanos, em cidades de França, Bélgica, Alemanha, Espanha e Itália.

A Noruega, diz o tablóide britânico, albergou um ‘zoológico humano’ durante cinco meses em 1914, com pessoas oriundas do Senegal. Os ‘nativos’ estavam vestidos com roupas tradicionais e foram visitados por metade da população norueguesa, enquanto levavam a cabo as suas tarefas diárias (cozinha, artesanato).

O Daily Mail relembra, ainda, que em 1889 mais de 18 milhões de pessoas visitaram a Feira Mundial, em Paris. A atração principal era composta por 400 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório