Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Trump falou, ex-embaixador explicou e ministra alemã agora nega

A ministra da Defesa alemã negou hoje a acusação do presidente norte-americano de que a Alemanha deve "importantes montantes de dinheiro" à NATO e aos Estados Unidos.

Trump falou, ex-embaixador explicou e ministra alemã agora nega
Notícias ao Minuto

14:22 - 19/03/17 por Lusa

Mundo Polémica

"Não há nenhuma conta onde estejam registadas dívidas à NATO", afirmou Ursula Von der Leyen num comunicado, acrescentando que as contribuições para a NATO não devem ser o único critério para medir o esforço militar da Alemanha.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou no sábado que a Alemanha tem de pagar mais se quer beneficiar da proteção militar da NATO e dos Estados Unidos.

A Alemanha deve "importantes montantes" à NATO e aos Estados Unidos, que lhe "fornecem uma defesa muito poderosa e muito cara", escreveu Trump num Tweet, menos de 24 horas depois de se ter reunido pessoalmente pela primeira vez com a chanceler alemã, Angela Merkel, na Casa Branca.

Nesse encontro, Merkel reafirmou que a Alemanha pretende respeitar o acordo assumido pelos aliados em 2014 que prevê que os países membros da NATO aumentem as suas despesas militares para 2% do Produto Interno Bruto (PIB) num prazo de 10 anos.

A despesa militar atual da Alemanha é de 1,2% do PIB e poucos países da NATO atingem os 2%.

Mas, sublinhou a ministra, as despesas militares não se prendem exclusivamente com a NATO.

"Querer ligar os 2,0% que queremos atingir a meio da próxima década apenas à NATO é errado", disse.

As despesas destinam-se igualmente "às missões de paz no âmbito da ONU, às missões europeias e ao contributo para a luta contra [o grupo] Estado Islâmico", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório