Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-embaixador da NATO dá sermão a Trump no Twitter

Trump não sabe como funciona a NATO? Ex-embaixador explica.

Ex-embaixador da NATO dá sermão a Trump no Twitter
Notícias ao Minuto

13:45 - 19/03/17 por Carolina Rico

Mundo Estados Unidos

O ex-embaixador norte-americano da NATO Ivo Daalder não gostou que Donald Trump tecesse comentários pouco rigorosos sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte no Twitter.

Depois do encontro com Angela Merkel, o presidente dos Estados Unidos escreveu que a Alemanha deve dinheiro à NATO e que os Estados Unidos devem receber mais dinheiro pela defesa que proporcionam à Alemanha.

Palavras que levaram Ivo Daalder a responder com nove mensagens no Twitter a desmentir Trump.

“Desculpe, senhor presidente, não é assim que funciona a NATO. Os Estados Unidos decidem por si quanto contribuem para defender a NATO.

Não é uma transação financeira, onde os países da NATO pagam aos EUA para defendê-los. É parte do compromisso do nosso tratado.

Todos os países da NATO, incluindo a Alemanha, se comprometeram a gastar 2% do PIB em defesa até 2024. Atualmente, 5 dos 28 países da NATO fazem isso.

Aqueles que atualmente não gastam 2% de seu PIB em defesa estão a aumentar os seus orçamentos de defesa. O que é uma coisa boa.

Mas nenhuns fundos serão pagos aos EUA. Eles são destinados a aumentar as capacidades de defesa da NATO em geral, devido à crescente ameaça russa.

A Europa deve gastar mais em defesa, mas não como favor (ou pagamento) aos EUA. Antes porque sua segurança assim exige.

Os EUA têm sim um grande compromisso militar com a NATO. Mas isso não é um favor para a Europa. É vital para a nossa própria segurança.

Combatemos duas guerras mundiais na Europa e uma Guerra Fria. Manter a Europa inteira, livre e em paz, é vital interesse dos EUA.

Uma NATO forte e unida, na qual todos contribuem com sua parte justa para a defesa, garantirá a paz para todos os membros da Aliança”, escreveu o ex-embaixador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório