Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Músicos reagem à morte do lendário guitarrista Chuck Berry

Músicos como Brian Wilson, dos The Beach Boys, e Ringo Starr, dos The Beatles, lamentaram a morte do lendário guitarrista Chuck Berry, hoje aos 90 anos.

Músicos reagem à morte do lendário guitarrista Chuck Berry
Notícias ao Minuto

23:57 - 18/03/17 por Lusa

Cultura Óbito

"Estou tão triste por saber que Chuck Berry morreu. Ele era uma tremenda inspiração para mim e para tantos dos meus pares. Toda a gente que gosta de rock and roll vai sentir a falta dele", lê-se numa publicação na página oficial do líder dos The Beach Boys, Brian Wilson, na rede social Facebook.

O lendário guitarrista norte-americano Chuck Berry, responsável por temas como "Johnny B.Goode", "Sweet Little Sixteen" e "Roll Over Beethoven", morreu hoje aos 90 anos, em casa na cidade de St Charles, no estado do Misouri.

"D.E.P. (Descansa em Paz) e paz e amor Chuck Berry, senhor rock and roll", escreveu o baterista dos The Beatles, Ringo Starr, na sua conta na rede social Twitter.

No Facebook, o 'boss' Bruce Springsteen lamentou a morte do "maior profissional, guitarrista e o maior compositor de rock and roll puro que alguma vez viveu". "Esta é uma perda tremenda de um gigante de todas as eras", acrescentou.

Já o músico Huey Lewis usou a rede social Twitter para lamentar a morte de Chuck Berry, "talvez a figura mais importante de todo o rock and roll". "A sua música e a sua influência irão durar para sempre", escreveu.

Foi também através do Twitter que o guitarrista Lenny Kravitz deu "vivas" a Chuck Berry. "Nenhum de nós estaria aqui se não fosses tu. Rock on irmão!", afirmou. Esta mensagem foi partilhada pelo músico Bruno Mars, que acrescentou: "D.E.P. (Descansa em Paz).

Também Carole King e Billy Idol escreveram nas suas contas no Twitter "DEP (Descansa em Paz) Chuck Berry"

"Não terás outros deuses do rock antes dele. Chuck Berry dep [descansa em paz]", escreveu o baterista Questlove, dos The Roots, na rede social Instagram.

A notícia da morte de Chuck Berry foi confirmada ao jornal britânico The Guardian por um porta-voz do departamento da polícia de St Charles, que tinha avançado a informação na sua página na rede social Facebook.

Charles Edward Anderson Berry nasceu a 18 de outubro de 1926 na cidade de Saint Louis, no Misouri e começou a tocar guitarra no liceu.

Em 1957 editou o seu primeiro álbum de originais, "After School Session".

O último, "Rock it", data de 1979. Apesar disso, a música de Chuck Berry manteve-se viva noutras décadas, tendo feito parte da banda sonora de filmes como "Regresso ao Futuro" e "Pulp Fiction".

Em 1977, a agência espacial norte-americana NASA enviou para o espaço dois discos com música representativa do que era criado na Terra. Entre as escolhas estava "Johnny B.Goode", a única canção de 'rock and roll' na lista.

Em palco criou uma maneira de andar que músicos como Angus Young, dos AC/DC, imitaram.

Sobre ele, Stevie Wonder disse ser o "único verdadeiro rei do rock and roll". Já John Lennon defendia que "se tivesse de dar-se um outro nome ao rock and roll poder-se-ia chamar-lhe Chuck Berry".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório