Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

O que herdamos do nosso pai?

Sim, a mãe carrega o bebé durante toda a gestação, mas o pai também passa muito de si para o filho. Neste Dia do Pai, Gabriel de Carvalho escreve para o Lifestyle ao Minuto e revela o que os filhos herdam do pais, geneticamente falando.

O que herdamos do nosso pai?
Notícias ao Minuto

16:20 - 19/03/17 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Genética

A maior parte dos estudos sobre o impacto dos pais na saúde dos filhos concentra-se na mãe. Os nove meses de gestão são de facto muito importantes, mas os especialistas alertam que não podemos descurar o papel do pai.

O especialista brasileiro Gabriel de Carvalho surpreendeu no passado Congresso Europeu de Nutrição Funcional, realizado em Lisboa, ao introduzir no programa do evento uma palestra sobre o papel do pai na gestação de bebés saudáveis.

Gabriel de Carvalho escreveu para o Lifestyle ao Minuto no âmbito do Dia do Pai e explica que o tema que encheu de responsabilidade a figura do pai é justificado pela epigenética: "Os hábitos do pai vão 'ligar' e 'desligar' genes. Ou seja, sabe-se que os pais com maus hábitos transmitem epigenomas mais ligados à doença, aumentando por exemplo nos seus filhos, a possibilidade de autismo, diabetes, doenças cardiovasculares ou asma".

No que toca aos vários tipos de calvícies/alopecias, um deles chama-se precisamente alopecia androgenética – queda de “cabelo com origem masculina”. A comunidade científica não tem dúvidas de que esta é uma condição hereditária. Contudo, calma: pode não ser uma condução inevitável uma vez que depende de outros fatores como hormonas e genes.

A doença cardíaca também pode ser herdada. Até um em cada cinco homens transporta um gene do seu pai que aumenta o risco de doença cardíaca.

Durante o Congresso Internacional da Sociedade Europeia Respiratória foi apresentado um estudo pioneiro que relaciona os pais fumadores com a saúde respiratória dos seus filhos. Esta investigação chegou à conclusão de que a asma estava mais presente nas crianças cujos pais fumaram antes da conceção.

Os filhos de pais obesos podem apresentar um maior risco de obesidade devido às alterações genéticas transportadas no esperma do pai, segundo sugere o estudo da Universidade de Copenhaga.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório