Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Estas perguntas são fáceis, mas a maioria não acerta. Acha que consegue?

A Universidade George Washington, nos Estados Unidos, faz as mesmas três questões há vários anos e continua a ser surpreendida pela baixa literacia financeira da maior parte das pessoas.

Notícias ao Minuto

07:35 - 20/03/17 por Bruno Mourão

Economia Finanças

É sabido que a educação económica não é propriamente uma das grandes preocupações do sistema de ensino nacional e internacional. Seja em Portugal ou em quase todos os países do ocidente, não é difícil encontrar quem não saiba o significado de conceitos aparentemente simples como os juros, o spread, as euribor e muito mais. 

Nos Estados Unidos a economia é uma área estranha para a grande maioria dos habitantes e por isso mesmo, a Universidade George Washington faz há vários anos um simples questionário com três perguntas simples sobre finanças para perceber qual é o nível de literacia dos norte-americanos. Os resultados são chocantes: apenas metade das pessoas ouvidas são capazes de responder corretamente a duas perguntas e menos de 33% das pessoas conseguem responder às três corretamente. 

Olhando para quem tem cursos superiores, apenas 44% dos inquiridos souberam responder corretamente. 

Se quiser tentar a sua sorte, pode ver na galeria as três perguntas e as respetivas respostas, que lhe mostramos com ajuda do site MarketWatch. Partilhe nos comentários como se saiu!

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório