Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro-ministro e líder da extrema-direita já votaram em Haia

Os líderes dos dois partidos que lideravam as intenções de voto nas legislativas da Holanda, o primeiro-ministro, Mark Rutte, e o dirigente de extrema-direita Geert Wilders, votaram hoje em Haia.

Primeiro-ministro e líder da extrema-direita já votaram em Haia
Notícias ao Minuto

10:40 - 15/03/17 por Lusa

Mundo Holanda

Mark Rutte, do Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, de direita), voltou a pedir aos holandeses que "criem um precedente" e travem a "onda de populismo", após a aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia em referendo ('Brexit') e da vitória de Donald Trump nas presidenciais dos Estados Unidos.

"Devemos criar um precedente. O mundo está atento", disse Rutte, numa referência às próximas eleições presidenciais em França (abril e maio) e às legislativas na Alemanha (setembro).

Geert Wilders, do Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita), por seu turno, aproveitou a deslocação à assembleia de voto para prometer convocar um referendo contra a União Europeia se vencer as eleições.

"Se ganhar, haverá um referendo, porque demos o nosso dinheiro a países estrangeiros. Vamos recuperar a Holanda para os holandeses", indicou Wilders.

O líder eurocético considerou ainda, que qualquer que seja o resultado da eleição de hoje na Holanda, está para ficar o tipo de política populista que ele e outros na Europa representam.

"Seja qual for o resultado da eleição de hoje, o génio não vai voltar para a garrafa", disse após votar.

As urnas na Holanda abriram às 07:30 de hoje (06:30 em Portugal continental) para as eleições legislativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório