Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 1000 alunos e diplomados procuram emprego em feira no Algarve

Mais de 1.000 alunos e diplomados participam, até quarta-feira, na segunda edição da "UAlg Careers Fair", uma feira de recrutamento promovida pela Universidade do Algarve (UAlg), em Faro, onde estarão presentes 35 empresas.

Mais de 1000 alunos e diplomados procuram emprego em feira no Algarve
Notícias ao Minuto

17:13 - 14/03/17 por Lusa

Economia Universidades

Faro, 14 mar - Mais de 1.000 alunos e diplomados participam, até quarta-feira, na segunda edição da "UAlg Careers Fair", uma feira de recrutamento promovida pela Universidade do Algarve (UAlg), em Faro, onde estarão presentes 35 empresas.

A feira, que decorre no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, conta com a participação de mais de 40 entidades, na maioria empresas, regionais, nacionais e estrangeiras, de áreas como o turismo, saúde, banca ou tecnologia, disse à agência Lusa o porta-voz da UAlg, André Botelheiro.

Durante dois dias, os participantes poderão assistir às diversas sessões que decorrerão em simultâneo em sete auditórios e que podem ser desde sessões de apresentação das empresas, como sessões de recrutamento, ou "workshops" que ensinam como elaborar um currículo ou a melhor abordagem numa entrevista de trabalho.

"A maior parte [das empresas] vem à procura de pessoas para fazerem estágios remunerados, que é uma porta de entrada no mercado de trabalho", referiu André Botelheiro, observando que este ano o evento atingiu a sua capacidade máxima, tendo a universidade sido forçada a recusar os pedidos de algumas empresas.

Durante a feira, os candidatos a emprego vão ter entrevistas de trabalho, individuais e coletivas e, embora o objetivo possa não ser a contratação imediata, existe a hipótese de os empregadores oferecerem a realização de estágios profissionais.

Diplomado em Engenharia Informática desde o ano passado, Mário Paredes é um dos ex-alunos que procura emprego na feira, tendo já conseguido marcar duas entrevistas de emprego.

"Estou a ver se encontro alguma proposta, até porque o emprego nesta área é complicado no Algarve, há poucas empresas", referiu, sublinhando que tem a expetativa de, pelo menos, ingressar num estágio.

Do mesmo curso, mas ainda a frequentar um mestrado, André Oliveira também foi tentar a sua sorte na feira de recrutamento, tendo igualmente conseguido agendar entrevistas de trabalho.

"Algumas empresas eu nem conhecia, lá fora, sozinhos, temos mais dificuldade em encontrá-las", referiu o aluno da Ualg, observando que as empresas "não se mostram muito para fora".

Do lado dos empregadores, a expetativa é também a de preencher vagas para estágios profissionais ou para postos de trabalho efetivos, como é o caso da Glintt, uma multinacional da área da tecnologia, com origem portuguesa.

"A minha experiência em recrutamento diz-me que o Algarve é uma zona com dificuldade em recrutar, mas agora já existe tecido empresarial com mais capacidade de atração", referiu à Lusa um "gestor de talentos" da empresa, Sérgio Leote.

Cláudia Venâncio, do departamento de Recursos Humanos da Quinta do Lago, disse à Lusa que o empreendimento já incorporou alguns estagiários que submeteram a sua candidatura no ano passado, na primeira edição da feira.

Neste momento, a maior parte das vagas são para o setor operacional, sobretudo na área da restauração, mas ali, na feira, estão apenas a recolher candidaturas, esclareceu.

Segundo André Botelheiro, estão ainda presentes no evento algumas empresas estrangeiras de Recursos Humanos, que procuram recrutar profissionais, sobretudo na área da saúde, para trabalharem nos seus países.

Os resultados práticos da feira de recrutamento, que a organização refere como a maior a sul do Tejo, deverão ser monitorizados pelo gabinete de saídas profissionais da universidade.

Fundada em 1979, a Universidade do Algarve tem 9.000 alunos, saindo daquela academia uma média de 1.500 diplomados por ano.

O evento é destinado sobretudo a alunos e diplomados da UAlg, embora seja aberto à restante comunidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório