Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Investigação a crimes económico-financeiros precisa de "organização"

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, defendeu hoje alterações à forma como o Ministério Público investiga a criminalidade económico-financeira, considerando que atualmente é exigido "outro tipo de organização" e "de capacidade de resposta".

Investigação a crimes económico-financeiros precisa de "organização"
Notícias ao Minuto

20:25 - 13/03/17 por Lusa

País PGR

"Neste momento, a forma de abordagem da investigação criminal por parte do MP relativamente a este tipo de criminalidade [criminalidade económico-financeira] tem que ser alterada e essa alteração é exigida todos os dias. Temos feito alguns ensaios, mas aquilo que tem sido ensaios tem que necessariamente se aprofundar e encontrar formas estruturais mais desenvolvidas", disse Joana Marques Vidal no seminário Justiça Igual para Todos, que decorreu na fundação da Gulbenkian, durante o painel 'Processo Penal'.

Na sua intervenção, a procuradora-geral da República (PGR) afirmou que os fenómenos que dão origem a este tipo de criminalidade são muito complexos, sofisticados e com recurso aos mais modernos e atualizados meios, que remetem o MP para "respostas necessariamente distintas daquelas que são a tradição da investigação criminal".

Segundo Joana Marques Vidal, neste momento a investigação criminal deste tipo de fenómenos "não se compadece com a ideia de um magistrado um inquérito".

A PGR defendeu que é necessário criar equipas de magistrados para investigar a criminalidade económico-financeira e considerou que essas equipas têm que ter um coordenador e integrar magistrados de outras jurisdições.

"Não é o mais adequado investigar grandes fenómenos relacionados, por exemplo, com contratação púbica e não termos o apoio e ir buscar elementos à área dos tribunais administrativos e fiscais, à área do tribunal de contas", disse.

Joana Marques Vidal deu também como exemplo de como o MP tem que se organizar de forma distinta, recorrendo à investigação do universo Banco Espírito Santo (BES), uma vez que está a decorrer um inquérito criminal no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e estão a decorrer ações nos tribunais administrativos e fiscais, nos tribunais cíveis e nos tribunais de comércio.

"Sem negar as exigências e as especificidades da sua intervenção em cada uma destas jurisdições, no âmbito das suas competências, o MP tem que se reunir para ter uma ideia comum da estratégia perante aquele fenómeno que é um fenómeno que em si mesmo abrange varias jurisdições", disse.

"Estes são os desafios que nos exigem outro tipo de organização, outro tipo de capacidade de resposta", sustentou ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório