Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Jorge Jesus ou Juande Ramos. Qual o técnico com mais 'tarimba de leão'?

Depois da divulgação de Pedro Madeira Rodrigues, o Desporto ao Minuto decidiu analisar os dois treinadores. Confira o que separa (ou o que une) os dois técnicos.

Notícias ao Minuto

08:45 - 01/03/17 por Ruben Valente

Desporto Comparação

De um lado temos Jorge Jesus, atual treinador do Sporting e de Bruno de Carvalho. Do outro, Juande Ramos, treinador espanhol que foi esta terça-feira anunciado como o próximo técnico dos leões, caso Pedro Madeira Rodrigues vença as eleições.

Curiosamente, estes dois experientes homens do futebol têm a mesma idade [62 anos] mas o percurso… Esse foi bem distinto.

Percurso de carreira

Juande Ramos começou a sua jornada como treinador em 1990/91, no seu país natal, ao serviço da equipa B do Elche – onde se notabilizou como jogador. Passou largos anos em Espanha, antes de se mudar para Inglaterra. No total foram 16 anos a treinar em Espanha, onde além do Elche, representou clubes como o Levante, o Barcelona B, o Rayo Vallecano, o Betis e o Sevilha.

Foi neste último, onde o técnico mais se destacou. Ao serviço do Sevilha, o espanhol enriqueceu (e muito) o seu currículo. Mas já iremos lá…

Ramos mudou-se então para o Tottenham, da Premier League, em 2007//08, mas duas temporadas a seguir, regressou a Espanha para treinar o Real Madrid. Nos merengues, o técnico não foi bem sucedido e seguiram-se o CSKA Moscovo, o Dnipro (onde esteve quatro temporadas) e o Málaga, o seu último clube.

Quanto a Jorge Jesus, todo o percurso percorrido como treinador foi feito em Portugal. O atual treinador do clube de Alvalade deu início à sua carreira no Amora, em 1989/90, ou seja um ano antes de Juande Ramos. Em 1998, Jesus deu o tão desejado salto para a Primeira Liga, onde foi treinar o Estrela da Amadora, cidade que viu crescer o atual treinador dos leões. Depois passou por clubes como o V. Guimarães, o Moreirense, o V. Setúbal, antes de chegar ao Belenenses.

Esteve dois anos no Restelo, ganhou uma Taça Intertoto, e depois rumou a Braga, onde se notabilizou, antes de chegar ao Benfica. Chegaram então os primeiros títulos de campeão nacional para o português e, depois de seis anos na Luz, o treinador chegou ao clube do seu coração, o Sporting.

Títulos conquistados

No currículo, Juande Ramos tem seis títulos. Todos eles conquistados num espaço de três anos: Uma taça do Rei, uma Supertaça Espanhola, duas Ligas Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga inglesa.

À exceção da Taça da Liga inglesa, onde levou o nome do Tottenham mais alto, todos os títulos conquistados foram ao serviço do Sevilha.

Destaque ainda para o prémio ganho em 2005/06. Nessa temporada, Juande Ramos venceu o prémio de Melhor Treinador do Ano, atribuído pela FIFA.

Já Jorge Jesus venceu o seu primeiro título em 1991/92, quando levou o Amora à Liga de Honra nacional.

Depois venceu a Taça Intertoto pelo Belenenses e os restantes títulos, além da Supertaça no Sporting, foram conquistados na Luz. Três campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e duas Supertaças foi o que Jesus venceu no Benfica.

De referir que, apesar de não ter vencido, conseguiu conduzir o Benfica, por duas vezes, à final da Liga Europa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório