Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Decidem levar gravidez até ao fim para doarem órgãos da filha

Este não é caso único. Outros pais têm optado por não interromper a gravidez, apesar de saberem que os bebés apenas viverão um par de horas fora do útero. E tudo por um bem maior.

Decidem levar gravidez até ao fim para doarem órgãos da filha
Notícias ao Minuto

15:26 - 22/02/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Oklahoma

Keri Young e o marido ficaram radiantes quando souberam que iam ser pais. Porém, a felicidade não durou muito tempo, pois às 19 semanas de gestação o casal descobriu que a bebé tinha anencefalia. Por outras palavras, o cérebro de Eva não se tinha desenvolvido, razão pela qual ia nascer com total ou parcial ausência do cérebro.

O casal, que vive em Oklahoma, nos Estados Unidos, tomou então a difícil decisão de não interromper a gravidez, um direito que os assistia devido à deficiência de Eva.

“Decidimos levar a gravidez até ao fim para que a Eva cresça forte e possa dar vida a várias pessoas através da doação de órgãos”, escreveu a mãe, Keri Young numa publicação feita na sua página do Facebook.

O parto está previsto acontecer em maio, Keri e Royce sabem que têm agora 20 difíceis semanas pela frente.

“Nas próximas 20 semanas vou sentir os seus pontapés, vou ter soluços e vou poder ouvir o coração perfeito dela a bater, mesmo sabendo que só a teremos nos braços durante algumas horas após o nascimento”, acrescentou a norte-americana.

O casal confessou-se “devastado”, mas agradeceu o apoio que a família, amigos e até o padre, a par da equipa médica, lhe têm dado, preferindo refugiar-se no lado “positivo” da tragédia: “Sentimo-nos gratos pelo impacto que ela terá no mundo apesar do pouco tempo que passará nele”.

A anencefalia é uma malformação que impede o desenvolvimento do cérebro ou de parte dele quando o bebé está ainda a formar no útero da mãe. Este problema afeta uma em cada mil grávidas, sendo que ainda no mês passado noticiamos outro casal que, perante o mesmo problema, decidiu não interromper a gravidez para poder salvar outras vidas.

Aliás, Keri e Royce têm-se apoiado neste casal, descrevendo-o mesmo como uma "rocha" que os "inspira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório