Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Como lidar com a morte do animal de estimação

A morte do animal de estimação pode ser um dos episódios mais devastadores da vida de alguém. Veja como se pode atenuar a dor deste momento.

Como lidar com a morte do animal de estimação
Notícias ao Minuto

08:20 - 22/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Os animais de estimação são para a grande maioria das pessoas um membro da família e até mesmo o mais adorado por todos. Criam-se laços que marcam rotinas diárias e que fazem com que o animal seja uma peça fundamental na vida das pessoas com quem convive.

A morte do animal de estimação pode ser um dos momentos mais marcantes da vida de alguém – especialmente das crianças -, mas existem formas de atenuar a dor e de manter o animal na memória.

À revista Health, Deborah Carr, professora de Sociologia na Rutgers University, começa por dizer que as pessoas que perdem o animal de estimação “têm o direito de sofrer”, uma vez que “quando o animal de estimação morre, todos os aspetos da vida diária mudam” e, claro, os sentimentos ficam abalados.

O sofrimento é quase inevitável, mas é possível controlá-lo e, sobretudo, transformá-lo numa espécie de saudade positiva, onde ficam apenas as boas memórias relacionadas com o amigo não humano.

Um dos primeiros passos a dar, explica à revista a professora de Psicologia Educacional Sarah Kate Bearman, é fazer um funeral ou algum tipo de memorial, onde as pessoas mais próximas do animal têm a oportunidade de se despedirem.

Depois, há que evitar toda e qualquer memória que traga tristeza e isso passa, em grande parte, pela arrumação dos brinquedos, das caixas, dos sacos de comida e de tudo o que fosse usado pelo animal. Doar a associações de apoio a animais abandonados todos os pertences do amigo falecido é uma boa opção.

Tal como acontece com a perda de familiares ou amigos próximos, também a perda do animal de estimação deve ser falada, seja sob a forma de desabafo ou com a recordação de bons momentos partilhados com o bicho, lê-se na publicação.

E uma vez que a rotina fica bastante afetada com a perda do amigo, as pessoas devem tentar adotar novos hábitos o quanto antes e de forma a que consigam abstrair-se da ausência do animal. Trocar a hora do passeio por uma corrida ou ida ao ginásio é uma boa opção.

Enquanto algumas pessoas tentam superar a perda do animal com as dicas acima mencionadas, outras optam por adotar de imediato um novo bicho. Embora até possa ajudar, a verdade é que a tendência é para as pessoas procurarem traços do antigo animal no animal novo, o que pode causar alguma frustração e tristeza para ambos. “Não vai encontrar uma nova versão do seu cão ou gato. Será diferente, mas será na mesma maravilhoso”, diz Deborah Carr.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório