Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Como as dores menstruais podem ser, na verdade, algo mais

As dores causadas pela menstruação tanto podem ser suaves, como ser um verdadeiro pesadelo para algumas mulheres. Além disso, podem mesmo revelar algo de mais grave na saúde.

Como as dores menstruais podem ser, na verdade, algo mais
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A dor menstrual, quando surge de uma forma mais intensa do que o ‘esperado’, é um dos aspetos que mais interfere com a qualidade de vida da mulher, podendo mesmo condicioná-la física e psicologicamente.

Embora seja um sintoma normal associado à chegada do período, a dor nunca deve ser desvalorizada, muito menos quando é intensa e vem associada a outros fatores, como um maior fluxo sanguíneo.

Como explica a médica Alyssa Dweck, as dores intensas e o grande fluxo sanguíneo podem ser um sinal de miomas uterinos, pequenos tumores benignos que aparecem dentro ou fora da parede muscular uterina.

Mas as dores menstruais podem ser ainda o espelho de outros problemas de saúde, como a doença inflamatória pélvica, que está associada a uma dor no final da micção e a um desconforto na zona pélvica.

E quando a dor menstrual é só de um lado? Segundo a médica, em declarações à revista norte-americana Women’s Health, pode-se estar perante um caso de torção ovariana, ou seja, de um quisto que poderá estar a afetar o posicionamento do ovário, sendo importante a visita a um ginecologista o quanto antes.

A endometriose é também um problema de saúde que tem como origem as dores menstruais, neste caso, aquelas que não passam nem com a ajuda de fármacos, lê-se na publicação. A endometriose é uma doença que altera o posicionamento das células do endométrio (uma das camadas que constitui o útero).

Dependendo, claro, da intensidade e da possível doença a que pode estar associada, a dor menstrual pode ser atenuada de uma forma natural e com recurso à alimentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório