Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Casillas sente menor pressão sem favoritismo do FC Porto na 'Champions'

Casillas, de 35 anos, vencedor de três Ligas dos Campeões com os 'merengues', tem noção que o favoritismo está do lado da Juventus, o adversário do FC Porto na quarta-feira na primeira mão dos oitavos de final da competição, no Estádio do Dragão.

Casillas sente menor pressão sem favoritismo do FC Porto na 'Champions'
Notícias ao Minuto

16:38 - 17/02/17 por Lusa

Desporto Declarações

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas, do FC Porto, admite que disputar a Liga dos Campeões em futebol pelos 'dragões' é diferente em relação ao seu passado no Real Madrid, sempre favorito.

"Por um lado, fico um pouco aliviado, pois quando somos favoritos temos mais responsabilidade e as derrotas são mais dolorosas. Temos de ser realistas: temos uma boa equipa e temos evoluído gradualmente com a ajuda dos nossos jogadores mais jovens", disse o guardião portista em entrevista à UEFA.

Casillas, de 35 anos, vencedor de três Ligas dos Campeões com os 'merengues', tem noção que o favoritismo está do lado da Juventus, o adversário do FC Porto na quarta-feira na primeira mão dos oitavos de final da competição, no Estádio do Dragão.

"Vamos ter de defrontar um adversário que joga há muito tempo a um nível muito elevado, com presenças em quartos de final, meias-finais e numa final. No entanto, no mundo do futebol, tudo pode acontecer. Há seis ou sete meses estávamos a disputar o 'play-off' contra a Roma", assinalou.

O campeão mundial e bicampeão europeu com a Espanha, que chegou ao Dragão em 2015, venceu o troféu em 2000, 2002 e 2014, e só na sua carreira tem mais eliminatórias disputadas na 'Champions' do que toda a equipa do FC Porto em conjunto.

"Disputar tantos jogos importantes numa competição tão prestigiada como a Liga dos Campeões deu-me uma experiência que pode ser útil e estou feliz por isso. Espero que os outros jogadores se sintam mais confiantes por causa disso", disse.

O favoritismo da 'Juve' é bem patente nas palavras do guarda-redes espanhol, mas o mesmo considera que "por vezes a motivação, a ambição, o esforço e a coragem permitem superar o talento individual".

Casillas falou também no orgulho que tem em ter vencido a prova em três ocasiões, mas não descarta a possibilidade de o conseguir uma quarta vez.

Em relação ao confronto com outro 'histórico' das balizas, como é o caso do internacional italiano Gianluigi Buffon, Casillas não poupa elogios ao guarda-redes da Juventus.

"Quando comecei tinha 14 anos e ele já estava com 18. Tive oportunidade de apreciar o seu estilo e personalidade. Enquanto crescia fui observando-o, evoluímos juntos e tivemos carreiras semelhantes", considerou.

O guarda-redes espanhol entende mesmo que "o futebol italiano não volta a ter" um guarda-redes como Buffon.

"É considerado um dos melhores de todos os tempos, na Europa e em todo o Mundo. Temos uma rivalidade saudável e positiva, gostamos bastante um do outro e é sempre um prazer jogar contra ele. É um jogador conhecido e admirado em todo o Mundo e faz parte da história do nosso desporto", justificou.

Na memória do guarda-redes está também a eliminatória entre Real Madrid e Juventus em 2002/2003, numa época em que os de Turim perderam na final com o AC Milan, mas em que venceram a equipa espanhola na meia-final (2-1 para o Real, e 3-1 para a 'Juve').

"Ambas as equipas tinham jogadores extraordinários: Trezeguet, Nedved, Zidane, Ronaldo e Figo. Ganhámos por 2-1 na primeira mão, mas merecíamos um resultado melhor e poderia ter terminado com 3-1 ou mesmo 4-1", lembrou.

Casillas mencionou também a grande penalidade defendida pelo italiano a remate do português Luís Figo e lembrou que o Real Madrid se viu a perder por 3-0 e, embora ainda tenha reduzido para 3-1, não conseguiu concretizar as oportunidades que teve.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório