Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Preços da produção industrial aumentam 3% em janeiro

O índice de preços na produção industrial aumentou 3% em janeiro em termos homólogos, depois de ter subido 1,4% em dezembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Preços da produção industrial aumentam 3% em janeiro
Notícias ao Minuto

12:59 - 17/02/17 por Lusa

Economia INE

"O índice do agrupamento de Energia apresentou o contributo mais influente (3 pontos percentuais) para a variação do índice total, em resultado de uma taxa de variação homóloga de 15,9% (7,9% no mês precedente)", refere o INE.

Excluindo o agrupamento de Energia, os preços na produção industrial mantiveram-se inalterados (depois de uma queda de 0,1% no mês anterior).

Por secções, o índice das Indústrias Transformadoras apresentou o contributo mais expressivo para a variação do índice agregado (1,8 pontos percentuais), associado a uma taxa de variação de 2% (1,1% em dezembro).

O índice da secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, com um aumento de 14,4% face a janeiro de 2016 (5,1% em dezembro), contribuiu com 1,2 pontos percentuais, para a variação total.

Em termos mensais, variação do índice total foi 1,4% (depois de uma queda de 0,2% no mesmo mês de 2016).

"O agrupamento de Energia, com uma taxa de variação de 6,6%, registou o aumento em cadeia mais expressivo (-0,7% em janeiro do ano anterior), assim como o contributo mais relevante para a variação mensal do índice total (1,3 pontos percentuais)", sinaliza o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório