Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Atividade acelera em dezembro e clima económico aumenta em janeiro

O indicador de atividade económica, disponível até dezembro de 2016, e o de clima económico, disponível até janeiro passado, aumentaram em Portugal, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Atividade acelera em dezembro e clima económico aumenta em janeiro
Notícias ao Minuto

11:40 - 17/02/17 por Lusa

Economia INE

De acordo com o INE, o indicador de atividade económica aumentou em dezembro para um ponto, depois de se ter mantido estável nos 0,9 pontos em outubro e novembro.

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) também aumentou em janeiro para os 1,2 pontos, depois de uma descida no mês anterior (de 1,2 pontos para 1,1 pontos).

O indicador quantitativo do consumo privado (calculado através de inquéritos a particulares), por sua vez, também acelerou em dezembro, devido ao contributo de ambas as componentes, consumo duradouro e consumo corrente.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, refletindo o comportamento de todas as componentes, salientando-se a de construção, que passou de um contributo negativo para positivo.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório