Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Descoberto um novo continente: Chama-se Zealândia e é especial

Trata-se do continente 'oculto' da Terra. Saiba porquê.

Descoberto um novo continente: Chama-se Zealândia e é especial
Notícias ao Minuto

10:30 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terra

É oficial. O planeta Terra acaba de 'ganhar' um novo continente. É a Zealândia, situa-se no Oceano Pacífico, a leste da Austrália e 94% do seu território está submerso.

Foi pelo menos esta a conclusão de uma equipa de 11 geólogos que publicou esta semana na revista da Sociedade Geológica dos EUA [Geological Society of America’s Journal, em inglês].

Com 4,9 milhões de quilómetros quadrados, a Zealândia será então o mais pequeno dos outros seis continentes (África, Antárctica, Ásia, Europa, América e Oceania). Além de menor, diferencia-se dos outros por estar quase todo submerso.

No estudo, intitulado 'Zealândia: o continente oculto da Terra', os geólogos afirmam que a Zealândia cumpre todos os requisitos para ser considerado um continente. A saber: a altitude elevada em relação à crosta oceânica, assim como a existência de três tipos de rochas (as rochas magmáticas ou vulcânicas, as metamórficas - criadas pelo calor e pela pressão, e as sedimentares, criadas pela erosão). Além dessas caraterísticas, este novo território distingue-se por ter uma crosta mais espessa e menos densa do que o fundo do oceano circundante.

“O valor científico da classificação da Zealândia como um continente é muito mais do que apenas um nome extra numa lista”, ressaltaram os geólogos, em comunicado, frisando que o facto de estar submerso, mas não fragmentado, torna-o algo útil e estimulante na exploração da crosta continental.

A descoberta é o culminar de 20 anos de investigação, segundo disse Nick Mortimer, um dos autores do estudo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório