Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Proprietários vão dar dicas sobre como proteger o seu bolso do novo IMI

Associação considera o novo imposto adicional ao IMI "escandaloso" e quer ajudar proprietários a escapar ao mesmo.

Proprietários vão dar dicas sobre como proteger o seu bolso do novo IMI
Notícias ao Minuto

08:45 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Associação

A Associação Lisbonense de Proprietários vai ter ao dispor dos proprietários um serviço de aconselhamento fiscal e esclarecimento de dúvidas sobre o novo Imposto Adicional ao IMI, o AIMI.

O objetivo é tentar aconselhar os proprietários sobre a melhor forma de poupar centenas ou até milhares de euros neste imposto, que os mesmos consideram tratar-se de uma “escandalosa sobretaxa de IMI introduzida pelo Governo no Orçamento do Estado de 2017”.

Esta ajuda está disponível já este mês, sendo que as marcações devem ser realizadas até ao dia 15 de março para os cálculos sobre Heranças Indivisas, e até finais da primeira semana de maio, para as restantes situações previstas na lei.

Refere ainda a associação, na sua página de Facebook, que qualquer marcação posterior a esta data não tem a garantia da “conclusão atempada de serviço”.

O AIMI resulta da proposta do Orçamento do Estado para 2017, que foi aprovada pelo Governo, e que é é devido pelas pessoas singulares e coletivas, bem como por estruturas ou centros de interesses coletivos sem personalidade jurídica e heranças indivisas, que sejam proprietários, usufrutuários ou superficiários de prédios urbanos para habitação e terrenos para construção, situados no território português. Ficam de fora deste imposto os afetos a uma atividade industrial, os licenciados para a atividade turística e os isentos de IMI.  

O AIMI corresponde a uma taxa de 0,3%. e incide sobre a soma dos Valores Patrimoniais Tributários (VPT) dos prédios urbanos detidos por cada sujeito passivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório