Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Merkel e Schäuble culpam Bruxelas e Durão pela austeridade

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, manifestam-se muito críticos das posições assumidas por Bruxelas, designadamente pela Comissão Europeia, em tempos de crise em vários países europeus. Além de considerarem que os programas de ajustamento que estão a ser aplicados são muito rígidos, entendem que Durão Barroso foi incompetente no caso específico da Grécia.

Merkel e Schäuble culpam Bruxelas e Durão pela austeridade
Notícias ao Minuto

09:48 - 17/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Europa

Contrariando todas as vozes críticas contra a Alemanha, tantas vezes acusada de defender e impor a austeridade na Europa, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, vêm agora esclarecer que os maus da fita não são eles (leia-se Alemanha) mas Bruxelas, nomeadamente a Comissão Europeia.

Num encontro informal com jornalistas em Berlim, Schäuble disse que os programas de ajustamento da troika aplicados a Portugal, Grécia e Irlanda são demasiado rígidos e com pouca flexibilidade. Ao mesmo tempo, o ministro alemão criticou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerando que foi incompetente por não ter nomeado um comissário europeu para a Grécia.

Na mesma ocasião, e no mesmo sentido de Schäuble, a chanceler alemã advogou que o pacote de seis mil milhões de euros para a promoção do emprego jovem devia ter outro destino, o pagamento de reformas por forma a abrir vagas nos empregos existentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório