Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

'America first, Açores second'? "Açores second o caraças"

O arquipélago dos Açores já se juntou à onda de vídeos dedicados a Trump. E fê-lo com um toque bem pessoal.

'America first, Açores second'? "Açores second o caraças"
Notícias ao Minuto

13:22 - 10/02/17 por Notícias Ao Minuto

País Donald Trump

Tudo começou na Holanda, quando um programa humorístico dedicou um curioso vídeo a Donald Trump e à sua expressão “America First”. O vídeo contava um pouco sobre os holandeses e terminava com um pedido: a América até podia ficar em primeiro, mas, em segundo lugar, havia que dar atenção à Holanda.

O vídeo fez escola e nas últimas semanas tem-se multiplicado. Portugal teve o seu, à conta do programa ‘Cinco para a meia noite’, e a Madeira também, assim como uma série de países, como a Alemanha, a Itália, a Suíça ou a Dinamarca entre outros. Até um site foi criado para ter os vídeos todos no mesmo lugar. Mas agora há um novo vídeo a juntar à lista: o dos Açores.

A lógica do vídeo açoriano é a mesma da dos restantes, mas já com variações. Embora se mantenham algumas expressões de Trump, como o “fantastic”, desta vez não há ninguém a imitar a voz do presidente dos Estados Unidos. O vídeo é em inglês mas nota-se o sotaque da ilha.

Das “marradas nos cornos”, apresentadas como bolos, à Base das Lajes, passando pela população de vacas e o número de emigrantes que partiram do arquipélago para os Estados Unidos,são muitos os temas.

A conclusão deste vídeo, no entanto, difere da dos restantes que temos visto. America First? Nada disso. “Açores second o caraças! A gente sêrimos mas é os primeiros, meu”. Assim mesmo, tal como está escrito. É ver o vídeo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório