Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Afinal, o que é ter uma boa qualidade de sono?

Uma noite bem dormida não só dá saúde como ajuda a perder peso e proporciona um estado de alerta mais agradável. Mas, o que é preciso para dormir bem?

Afinal, o que é ter uma boa qualidade de sono?
Notícias ao Minuto

10:00 - 24/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Recomendações

A qualidade do sono é uma das questões que mais inquieta a ciência nos dias de hoje. Além das pessoas estarem a dormir menos do que o devido, dormem cada vez pior, acordando a meio da noite vezes a fio e muitas delas para acederem às redes sociais.

Dormir bem é um dos aspetos fundamentais para se ter mais saúde e evitar ganhar peso. Além disso, uma boa qualidade de sono permite ter um estado de alerta mais agradável, ou seja, evita que se tenha sono ao longo do dia e que a má disposição sejam um imperativo.

Segundo um recente relatório da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, publicado na revista científica Sleep Heatlh, existem alguns requisitos essenciais para que se possa dizer que se teve uma boa noite de sono.

Diz o organismo – após analisar 277 estudos relacionados com o sono – que um dos requisitos para se ter uma boa qualidade de sono é a capacidade de adormecer em 30 minutos ou menos, lê-se no site da revista Health, que destaca que as pessoas que precisam de mais de meia hora para adormecer podem estar a deitar-se fora de horas ou ter algum tipo de problema físico ou mental que desconheçam.

Tal como lhe dissemos, acordar a meio da noite é normal, contudo, para que a qualidade do sono não fique afetada, as pessoas não devem de acordar mais do que uma vez, podendo ficar desperta por cinco minutos ou mais. E assim que se acorda a meio da noite, as pessoas devem conseguir . Este é o tempo voltar a cair no sono em apenas 20 minutos. De acordo com o médico Philip Gehrman, da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), as pessoas voltam a adormecer em média em 10 ou 15 minutos. Tudo o que for acima desse período pode indicar problemas de sono ou ansiedade.

Mas como a qualidade de sono varia de pessoa para pessoa, os médicos responsáveis pelo relatório que define os padrões mais indicados decidiram traçar uma média para definir o que é ou não uma boa qualidade de sono. Deste modo, lê-se na publicação, uma pessoa dorme bem quando passa mais de 85% do tempo que está na cama a dormir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório