Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco conselhos de Harvard para 'abraçar' o otimismo de vez

Os pensamentos positivos podem ser o aspeto que está em falta para ter uma vida plena.

Cinco conselhos de Harvard para 'abraçar' o otimismo de vez
Notícias ao Minuto

08:41 - 24/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Uma mente positiva é uma mente calma, uma mente aberta e uma mente feliz. Uma mente positiva traz paz, alegria e saúde. E conseguir ‘abraçar’ o otimismo não é assim tão difícil como pode pensar.

Um estudo da Universidade de Harvard junto de 70 mil mulheres concluiu que aquelas que têm uma mente mais otimista apresentam um risco menor de morrer num espaço de oito anos. E tal como explica a universidade no seu site, os números do otimismo são bastante animadores: As mulheres que tinham uma mente mais positiva eram 16% menos propensas a morrer de cancro da mama e 52% menos propensas a morrer devido a uma infeção. E estes são apenas dois exemplos. O otimismo pode ainda reduzir o risco de morte por ataque cardíaco, derrame ou problemas respiratórios.

De acordo com a médica Kaitlin Hagan, uma das mentoras do estudo de Harvard sobre a importância do otimismo, é fácil conquistar uma mente positiva e olhar para os vários momentos da vida através do positivismo.

E o primeiro passo, diz, é enraizar o positivismo, ou seja, tornar o positivismo uma constante ao anotar num diário todo o sentimento de gratidão que sente, todos os aspetos que trouxeram alegria e tudo aquilo que proporciona mais felicidade. Mas para que se tenha uma mente otimista é preciso eliminar o negativismo e este é o segundo conselho dado pela especialista, que recomenda alguns truques para banir as energias e pensamentos negativos. Ouvir a música preferida, abraçar alguém, conversar com um amigo ou ler um livro são alguns dos truques a ter em conta.

Apostar no voluntariado é também algo a ter em mente, assim como ser mais amigo de si mesmo. Aqui, Kaitlin Hagan quer que as pessoas se penalizem menos, que olhem mais vezes e com mais atenção para as suas qualidades e que cuidem de si, seja através da alimentação, do descanso e/ou do exercício físico.

Tal como a ciência tem já vindo a defender nos últimos meses, a prática de mindfulness pode ser também uma aliada na procura de uma mente mais positiva. Esta modalidade requer concentração e as pessoas devem focar-se apenas naquilo que lhes traz felicidade, calma e bem-estar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório