Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Posição do PSD é lamentável" e "afronta matriz ideológica" do partido

O antigo vice-presidente do PSD Paulo Mota Pinto considerou hoje "lamentável" a posição da direção do seu partido face ao recente acordo de concertação social, sustentando que "afronta" a matriz ideológica originária dos sociais-democratas.

"Posição do PSD é lamentável" e "afronta matriz ideológica" do partido
Notícias ao Minuto

19:41 - 17/01/17 por Lusa

Política Mota Pinto

Em declarações à agência Lusa, o professor universitário e antigo juiz do Tribunal Constitucional criticou a oposição manifestada pela direção liderada por Pedro Passos Coelho ao acordo de concertação social, designadamente em matéria de redução da Taxa Social Única (TSU) para os empregadores em 1,25% este ano, como compensação pelo aumento do salário mínimo para 557 euros.

"A posição declarada pelo PSD sobre o acordo na concertação social é lamentável, porque contraria posições políticas e propostas assumidas pelo PSD desde há anos sobre medidas no essencial semelhantes", afirmou Paulo Mota Pinto, dizendo estar em causa "um princípio de coerência".

Ainda de acordo com o "vice" da direção social-democrata liderada por Manuela Ferreira Leite, entre 2008 e 2009, a posição da direção de Pedro Passos Coelho também "afronta a concertação social, negando a matriz ideológica originária que para sempre se instalou no PSD".

"A posição do PSD renuncia ao centro político, permitindo a sua captura pelo 'partido liderante' do governo. Portugal precisa de um PSD forte e social-democrata, que seja intérprete leal do bem comum", acrescentou Paulo Mota Pinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório