Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Petição quer criar Dia da Fertilidade em jeito de alerta para doença

Infertilidade afeta cerca de 300 mil casais em Portugal.

Petição quer criar Dia da Fertilidade em jeito de alerta para doença
Notícias ao Minuto

12:21 - 16/01/17 por Andrea Pinto

País Doença

A Associação Portuguesa da Fertilidade quer criar um dia que alerte para a prevenção da infertilidade, da preservação da fertilidade e da defesa dos direitos dos casais, homens e mulheres, que não conseguem concretizar o projeto de paternidade.

Para isso criou mesmo uma petição pública para a criação daquele que será o Dia da Fertilidade, que se celebraria a 21 de junho, segundo a proposta que a associação quer apresentar à Assembleia da República.

“É preciso acabar com o estigma que continua associado à infertilidade. Os casais que não conseguem conceber naturalmente não podem continuar a sentir vergonha por terem uma doença”, lembra Cláudia Vasconcelos Vieira, presidente da associação.

Para esta responsável é “ importante sensibilizar a população para o facto de a fertilidade feminina diminuir com o passar dos anos”, sobretudo numa altura em que “o estilo de vida atual impõe, muitas vezes, a maternidade tardia”.

A associação lembra, em comunicado, que a infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, que afeta cerca de 300 mil casais em Portugal. Apesar de ser uma doença culturalmente mais associada às mulheres a verdade é que afeta homens e mulheres em igual percentagem: 40%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório