Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alerta aos utilizadores do WhatsApp: Há uma nova ameaça

Ainda recentemente noticiámos que existe um esquema fraudulento a circular e que consiste em receber uma mensagem pelo WhatsApp na qual é notificado para realizar um pagamento, caso contrário deixará de poder utilizar a aplicação.

Alerta aos utilizadores do WhatsApp: Há uma nova ameaça
Notícias ao Minuto

12:02 - 16/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech App

No mundo da internet e das aplicações são quase tantos os perigos como as vantagens, por isso, é preciso estar sempre atento e não acreditar em tudo o que se vê.

Exemplo de um desses perigos é o novo esquema fraudulento que está a afetar, pelo menos, um milhão de utilizadores do WhatsApp no Brasil.

O alerta é feito, em exclusivo, pela empresa de segurança Psafe ao site especializado TechTudo. Segundo os especialistas em causa está a promessa de poder mudar a cor da aplicação. Quem acreditar nesta possibilidade e quiser mesmo colocar o tradicional verde de parte é levado a clicar num link que transportará o utilizador para uma página simples onde se lê que a mudança está disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry e que basta clicar no botão ‘Ativar Agora’ para dar início à mudança.

Depois de carregar no referido botão, explica o Tech Tudo, o utilizador tem de partilhar um link com 10 amigos ou cinco grupos na app. Concluído este processo, surgirá uma página onde se lê ‘Ativar novas cores’ e será pedido à vítima que abra um novo link, desta vez no computador através do WhatsApp Web.

Porém, a mudança de cores da app realmente não existe, o que leva o utilizador a instalar terceiras aplicações que podem, ou não, conter vírus.

Independentemente de ter ou não conteúdo malicioso, a verdade é que por cada app instalada na sequência de todo este processo, o hacker recebe uma generosa quantia em dinheiro pelo seu trabalho.

Esta ameaça já afetou um milhão de brasileiros, conta o TechTudo, não havendo, para já, informação de que a ameaça esteja disponível em Portugal.

No entanto, como vale mais prevenir do que remediar, fica já dada a dica.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório