Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Babuínos fazem sons semelhantes às vogais, dizem investigadores

Os babuínos fazem sons semelhantes às cinco vogais, revelaram investigadores, sugerindo que alguns macacos tiveram a capacidade física para a linguagem por milhões de anos.

Babuínos fazem sons semelhantes às vogais, dizem investigadores
Notícias ao Minuto

21:21 - 11/01/17 por Lusa

Lifestyle Estudo

A investigação vem hoje publicada na revista científica PLOS ONE (online) e acrescenta uma nova dimensão ao debate sobre como começou e evoluiu a linguagem, mostrando que os babuínos possuem uma língua e uma laringe que lhes permite fazer uma série de sons de vogais.

"É a primeira vez que mostramos isso num primata não humano", disse Joel Fagot, coautor da investigação e investigador do Centro Nacional de Pesquisa Científica de França.

E acrescentou, citado pela agência de notícias francesa AFP: "Isto sugere que a fala humana tem uma longa história evolutiva" e surgiu muito antes do homem moderno.

Muitos cientistas acreditam que é relativamente recente a origem da linguagem, entre 70 a 100 mil anos, afirma-se num documento do Centro de Pesquisa. No entanto, o estudo admite que as habilidades de articulação para a fala podem remontar a 25 milhões de anos, até ao último antepassado comum partilhado entre humanos e macacos, conhecido como Cercopithecoidae.

Alguns cientistas argumentaram que os primatas não humanos (como também o homem de Neandertal e como crianças com menos de um ano) eram incapazes de fazer sons diferenciados necessários para a linguagem por terem a laringe situada muito alta.

Para testar a teoria dos babuínos, os pesquisadores analisaram mais de 1.300 vocalizações feitas por 15 babuínos originários da Guiné-Conacri, machos e fémeas, do centro de primatas de Rousset-sur-Arc, em França.

O estudo admite que é intrigante a capacidade dos babuínos, mas que a mesma não implica necessariamente que eles conseguem falar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório