Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cinema Trindade tem reabertura prevista para 26 de janeiro

A reabertura do Cinema Trindade, no Porto, está prevista para o dia 26 deste mês, podendo, no entanto, vir a ser adiada para fevereiro, garantiu hoje à Lusa o responsável pela exploração da sala encerrada há 17 anos.

Cinema Trindade tem reabertura prevista para 26 de janeiro
Notícias ao Minuto

18:03 - 11/01/17 por Lusa

Cultura Porto

"Estamos a fazer tudo por tudo para abrir a sala no dia 26 de janeiro. Na pior das hipóteses abrimos em fevereiro. Isso é inquestionável! Estamos todos a fazer um esforço e com um pensamento positivo. É uma questão de dias", declarou, em entrevista telefónica à Lusa, Américo Santos, presidente da Nitrato Filmes, a distribuidora portuguesa de cinema independente que vai explorar o Cinema Trindade, na baixa da cidade do Porto.

Na página da Câmara Municipal do Porto pode ler-se que já está disponível o Tripass, um cartão lançado pela autarquia e que vai dar acesso ao circuito de cinema na baixa do Porto com descontos e outros benefícios nas salas do Trindade, do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre) e do Passos Manuel.

Américo dos Santos explicou que o Cinema Trindade, que vai ter duas salas em permanente funcionamento com estreias e ciclos programados, deveria ter aberto em finais de 2016, mas houve problemas com o empreiteiro da obra, que foi obrigado a suspender os trabalhos no período das festas natalícias, surgindo também problemas que "não estavam previstos no caderno de encargos".

"Um dos problemas que veio atrasar a obra foi o sistema elétrico, que obrigou a uma reformulação do projeto e que se está a refletir nos prazos", acrescentou.

Américo Santos disse que a obra tem "caráter de urgência" e que estão a pressionar o empreiteiro para conseguir abrir o espaço no dia 26 de janeiro, mas realçou, por outro lado, que "requalificar um imóvel é mais complicado do que começar um espaço de raiz".

Com a reabertura do Cinema Trindade, o centro do Porto vai voltar a ter cinema diariamente, com a reabertura das duas salas desativadas desde o final de 2000.

Em outubro passado, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciava a formalização de dois protocolos -- um no valor de 20 mil euros com o Cinema Trindade e outro de 10 mil euros com o Passos Manuel.

"A abertura do Trindade é um acontecimento muito relevante na vida cultural da cidade. Porque contraria a tendência inversa, que como todos sabem se verificou ao longo das últimas décadas, de encerramento de salas e de espaços de exibição de cinema no centro do Porto", afirmou Rui Moreira na altura da assinatura dos protocolos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório