Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Descoberta científica pode acabar com os dentes chumbados

Um grupo de investigadores identificou uma droga capaz de regenerar os dentes de dentro para fora, possivelmente reduzindo a necessidade de os chumbar, como se faz hoje em dia.

Descoberta científica pode acabar com os dentes chumbados
Notícias ao Minuto

18:09 - 10/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

A droga em causa, que anteriormente já foi usada em testes clínicos relacionados com a doença de Alzheimer, parece melhorar a capacidade natural de os dentes se repararem sozinhos.

Chamada Tideglusib atua ativando as células-tronco dentro do centro de polpa do dente, levando a área danificada a regenerar a dentina, material dentário duro que compõe a maioria dos dentes.

Este produto, segundo destaca o principal autor do estudo Paul Sharpe, do King’s College de Londres, pode ser “ideal”, sendo um “tratamento natural de grandes cavidades, fornecendo proteção da polpa e restaurando a dentina".

Segundo reporta o Science Alert, a droga foi testada em ratos com dentes danificados. A droga foi aplicada na cavidade usando uma esponja de colagénio biodegradável embebida em moléculas de Tideglusib, e foi selado dentro do dente. Após várias semanas, a equipa viu que a esponja de colagénio se tinha degradado e os dentes tinham regenerado dentina suficiente para preencher a lacuna.

Os investigadores acreditam que este tratamento pode anunciar o fim dos dentes chumbados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório