Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Condutor envolvido em duplo atropelamento absolvido

O Tribunal de Aveiro absolveu esta quinta-feira do crime de homicídio por negligência um condutor que esteve envolvido num duplo atropelamento ocorrido há três anos, na Estrada Nacional n.º 235, que resultou na morte de um homem de 48 anos.

Condutor envolvido em duplo atropelamento absolvido
Notícias ao Minuto

19:31 - 09/05/13 por Lusa

País Aveiro

O acidente aconteceu a 9 de Setembro de 2010, cerca das 05h45, quando o arguido, de 37 anos, conduzia uma carrinha ligeira de mercadorias e embateu num peão que se encontrava na berma da estrada, em Mamodeiro, na freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo a acusação, após o atropelamento, o condutor prosseguiu a marcha sem prestar auxílio à vítima, que ficou caída no meio da via.

Posteriormente, uma segunda viatura, que não chegou a ser identificada, passou pelo local e embateu no corpo, arrastando-o vários metros.

Durante a leitura da sentença, a juíza explicou que não se provou se a morte da vítima foi provocada pela conduta do arguido ou pelo segundo condutor.

O tribunal entendeu, assim, absolver o arguido do crime de homicídio por negligência, condenando-o a um ano e meio de prisão, com pena suspensa por igual período, por um crime de omissão de auxílio na forma agravada.

O condutor foi ainda condenado a pagar 300 euros por uma contra-ordenação pelo facto de não ter adequado a velocidade às condições da via.

A juíza censurou a conduta do arguido, que "teve uma actuação grave". "O senhor não procurou saber o que tinha acontecido. É incompreensível", afirmou.

Durante o julgamento, o arguido chegou a admitir ter visto "uma sombra em movimento", da qual se tentou desviar, sem conseguir, contudo, evitar o embate, e explicou que não parou porque pensou que poderia ser um assalto.

O condutor acabou por ser identificado pela GNR no início de Outubro de 2010, devido a peças do veículo que ficaram no local, na sequência do embate, e assumiu, então, a autoria do atropelamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório