Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hoje será proclamado Dia dos The Doors para assinalar 50 anos da banda

O dia 04 de janeiro vai ser hoje proclamado "Dia dos The Doors", numa homenagem da cidade de Los Angeles para assinalar os 50 anos do lançamento do primeiro álbum da icónica banda norte-americana, anunciou o grupo.

Hoje será proclamado Dia dos The Doors para assinalar 50 anos da banda
Notícias ao Minuto

13:18 - 04/01/17 por Lusa

Cultura Música

Segundo o site oficial dos The Doors, a proclamação será feita pelo presidente da Câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, e pelo vereador Mike Bonin, numa cerimónia pública no cruzamento das avenidas Pacific e Windward, onde se encontra o famoso sinal "Venice".

O guitarrista original, Robby Krieger, e o baterista John Densmore estarão presentes na cerimónia, assim como familiares do teclista Ray Manzarek e do vocalista Jim Morrison, que já morreram.

Para assinalar a data, a banda anunciou também o lançamento de uma edição de luxo do seu primeiro álbum num conjunto de três CD/LP que estará à venda a partir de 31 de março por cerca de 65 dólares (62 euros), informou ainda o site do grupo.

Embalado num livro de capa dura de 30x30 cm, o álbum inclui uma versão remasterizada do mix stereo original, disponível em CD pela primeira vez numa década e remasterizada pela primeira vez em quase 30 anos.

Inclui ainda a gravação ao vivo de um concerto no The Matrix, em São Francisco, gravado apenas semanas após o lançamento do álbum.

"Os The Doors (Densmore, Krieger, Manzarek, and Morrison) são possivelmente a mais lendária banda de Los Angeles de sempre. Formada em Venice, The Doors tornou-se o som e a voz dos anos 1960 e influenciou inúmeras gerações posteriores com canções clássicas como 'Light My Fire', 'Break On Through (To The Other Side)' e, claro, 'L.A. Woman'", pode ler-se num artigo publicado no site da banda.

A história dos The Doors, recorda ainda o mesmo texto, foi contada em diversos livros e filmes, incluindo o filme de Oliver Stone de 1991 e o documentário de 2010 'When You're Strange', narrado por Johnny Depp.

Apesar de terem começado a tocar em 1965, o primeiro álbum dos The Doors, com o mesmo nome, foi lançado a 04 de janeiro de 1967.

"Vem muito a propósito que os The Doors iniciem o seu 50.º aniversário em Venice, onde começámos", disse Densmore, citado no site.

"As nossas canções saltaram do Pacífico como lindos peixes prateados e comestíveis... e aparentemente o mundo deu uma grande dentada", acrescentou.

O vereador Mike Bonin, por seu lado, mostrou-se satisfeito por estar "entre o festim de amigos que vão celebrar os 50 anos dos The Doors".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório