Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica defende liderança no Funchal antes do dérbi com o Sporting

Encarnados tentam defender a vantagem de cinco pontos sobre os leões, que recebem o Vitória de Setúbal. Já o FC Porto tenta o regresso aos triunfos frente ao Sporting de Braga.

Benfica defende liderança no Funchal antes do dérbi com o Sporting
Notícias ao Minuto

14:06 - 01/12/16 por Lusa

Desporto I Liga

O Benfica visita o Marítimo na sexta-feira com o objetivo de defender a liderança da I Liga de futebol e a confortável vantagem de cinco pontos sobre o Sporting, a pouco mais de uma semana do dérbi lisboeta.

No arranque da 12.ª jornada, os tricampeões nacionais vão tentar colocar toda a pressão do lado dos 'leões', que recebem o Vitória de Setúbal no sábado, dia em que o intermitente FC Porto, quarto classificado, é posto à prova em casa pelo Sporting de Braga, terceiro.

Exorcizado o empate 3-3 consentido na Turquia frente ao Besiktas, depois de uma vantagem de 3-0, com um triunfo por 3-0 perante o Moreirense, a formação 'encarnada' procura frente ao Marítimo um triunfo que lhe permita enfrentar o dérbi com segurança.

Nono classificado, o Marítimo vem de um precioso empate em Chaves (0-0) e vai procurar 'retificar' a pesada derrota sofrida na Luz (6-0), na Taça de Portugal, perante este mesmo Benfica que agora se desloca aos Barreiros e que é a única equipa invicta no campeonato.

Em vésperas de importantes e decisivos compromissos na derradeira jornada da Liga dos Campeões, a disputar na próxima semana, também FC Porto e Sporting, a exemplo do campeão nacional Benfica, entram em campo mais cedo na 12.ª jornada.

O FC Porto, que já não esconde as marcas da crise em que se encontra, recebe sábado o Sporting de Braga, equipa que na última ronda superou os 'dragões' na tabela classificativa, com o desafio maior de inverter a tendência de seca de golos.

Antes de receberem o Leicester City, os portistas, que acumulam empates sucessivos em todas as provas e não marcam golos há 430 minutos, têm um duro teste em casa frente ao moralizado Sporting de Braga, que na última ronda ascendeu ao terceiro lugar.

O FC Porto conta cinco empates consecutivos, os últimos quatro 0-0, um dos quais acabou por ditar a eliminação da Taça de Portugal frente ao Desportivo de Chaves, no desempate por penaltis, e a sua última vitória remonta a 02 de novembro, frente ao Club Brugge (1-0), na Liga dos Campeões.

Já o Sporting, que venceu quarta-feira o Arouca, por 1-0, para a Taça da Liga, também recebe sábado o Vitória de Setúbal (10.º), que vem de uma derrota em casa com o Rio Ave (0-1), em jogo que marcou a estreia no comando dos vila-condenses do treinador Luís Castro (ex-FC Porto B).

A exemplo dos 'grandes', que são os primeiros a entrar em campo esta jornada, também o Rio Ave e o Tondela, moralizado pela fuga aos lugares de despromoção, com o triunfo em casa frente ao Vitória de Guimarães (2-1), se defrontam no sábado.

Para domingo estão reservados quatro jogos, um dos quais entre os dois últimos classificados, dado que o lanterna-vermelha Moreirense recebe o Nacional, e a ronda encerra segunda-feira com a receção do Paços de Ferreira ao Boavista.

No domingo, o Vitória de Guimarães irá procurar regressar às vitórias frente ao Desportivo de Chaves, tal como o Feirense perante o Arouca, depois de ter sido goleado na visita ao Sporting de Braga, por 6-2.

O Estoril-Praia, que na última ronda venceu em casa do Nacional, por 1-0, recebe o Belenenses, equipa que empatou 0-0 nos dois últimos jogos realizados com o FC Porto, para a I Liga, no Restelo, e no Dragão, para a Taça da Liga.

Programa da 12.ª jornada:

- Sexta-feira, 02 dez:

Marítimo -- Benfica, 20:30

- Sábado, 03 dez:

Rio Ave -- Tondela, 16:00

Sporting -- Vitória de Setúbal, 18:15

FC Porto -- Sporting de Braga, 20:30

- Domingo, 04 dez:

Moreirense -- Nacional, 16:00

Feirense -- Arouca, 16:00

Estoril-Praia -- Belenenses, 18:00

Vitória de Guimarães -- Desportivo de Chaves, 20:15

- Segunda-feira, 05 dez:

Paços de Ferreira -- Boavista, 20:00.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório