Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pizza: Coisas que provavelmente não sabia acerca deste famoso prato

É, segundo o Mashable, o prato mais famosos do mundo.

Pizza: Coisas que provavelmente não sabia acerca deste famoso prato
Notícias ao Minuto

20:00 - 01/12/16 por Andrea Pinto

Lifestyle Gastronomia

Apesar de fazer parte da lista de pratos de fast food pouco saudáveis, o facto é que este não é apenas o prato favorito das famosas Tartarugas Ninjas. Muitos são os apreciadores de pizza, que não resistem a uma boa dose de queijo, tomate e pão.

Contudo, provavelmente há vários factos que não saberá acerca desta iguaria. Quando é que foi criado? Por quem?

Sabe responder? Nós damos uma ajudinha para que se sinta mais culto... pelo menos a nível gastronómico.

1. Quando e como nasceu. Não é certo quem e em que altura surgiu a pizza como hoje a conhecemos. Contudo, acredita-se que a sua primeira aparição tenha surgido pelas mãos dos soldados romanos, que, quando regressavam da guerra, juntavam grandes doses de queijo com azeite e tomate.

2. Pizza Margherita. Uma das mais famosas pizzas do mundo surgiu pelas mãos de Raffael Esposito, dono do restaurante ‘Pizzeria di Pietro’ e considerado o pai da pizza moderna. Esta surgiu no âmbito de uma visita do Rei Umberto I e da Rainha Margherita e consistia num prato que incluía as três cores da bandeira italiana: branco (queijo), vermelho (tomate) e verde (manjericão).

3. Vários países criaram a sua própria versão da pizza, tendo em conta a sua cultura. Na China, existe por exemplo a Chinese Bean Pizza. Porém, uma das mais famosas é a Turkish Pide, pizza que reúne as melhores iguarias do Médio Oriente numa piza em formato de barco.

4. A Pizza Havaiana nasceu em 1962. O seu autor é Sam Panopoulos e ao contrário do que o seu nome indica nasceu no Ontario, Canada, num pequeno restaurante típico.

5. Sabia que existem competições internacionais de pizza? Estas envolvem diversas categorias de análise tais como habilidades no amassar da massa (e que inclui acrobacias) e ainda técnicas de armazenamento de pizzas.

6. Em 2001, uma pizza de salame foi entregue no espaço. Esta resultou de uma parceria de mais um ano entre a Pizza Hut e um grupo de cientistas de comida russa, que permitiu fazer a primeira entrega de pizza no espaço

7. Em Itália, há uma regra que estabelece os ingredientes, receita e método de concepção de uma pizza para que esta seja considerada originalmente italiana. As pizzas pré-congeladas não se inserem, de modo algum, nesta categoria.

 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório