Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Congresso colombiano ratifica novo acordo de paz com as FARC

O Congresso colombiano ratificou na quarta-feira o novo acordo de paz assinado entre o Governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Congresso colombiano ratifica novo acordo de paz com as FARC
Notícias ao Minuto

07:04 - 01/12/16 por Lusa

Mundo Colômbia

A Câmara dos Deputados aprovou o texto, por unanimidade, secundando o voto favorável que já havia sido dado pelo Senado no dia anterior.

Os membros presentes na câmara baixa do Congresso da Colômbia aprovaram na quarta-feira (madrugada de hoje em Lisboa), com 130 votos a favor e zero contra, o acordo que pretende pôr fim a 52 anos de conflito armado e que foi renegociado após a primeira versão ter sido rejeitada num referendo, a 02 de outubro.

O acordo revisto introduz cerca de 50 alterações, com o objetivo de fazer face às críticas.

As mudanças no texto do acordo incluem desde a proibição de juízes estrangeiros julgarem alegados crimes pelas tropas governamentais ou guerrilheiros até ao compromisso da FARC em perder ativos, alguns obtidos através do tráfico de droga, para ajudar a compensar as vítimas do conflito.

No entanto, as FARC não aceitaram a principal exigência dos opositores ao acordo, que pediam penas de prisão para os líderes da guerrilha acusados de crimes e estritas limitações na sua futura participação na vida política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório