Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hospitais de Coimbra batem recorde de transplantes hepáticos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) bateu este ano o recorde de transplantes hepáticos, com 74 realizados, ultrapassando o registo de 71 transplantes efetuados em 2013, informou hoje a instituição.

Hospitais de Coimbra batem recorde de transplantes hepáticos
Notícias ao Minuto

17:38 - 30/11/16 por Lusa

País CHUC

Até ao dia de hoje, o CHUC realizou 74 transplantes hepáticos este ano (64 em adultos e dez em crianças), ultrapassando o valor de 2013, que era, até agora, o melhor registo da instituição, sublinhou o hospital numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Dos 74 realizados este ano, dez "foram resultado da técnica de 'split' [bipartição de um fígado para dois recetores]", sublinhou o CHUC.

O programa de transplantação hepática de Coimbra foi iniciado em 1992, tendo nesse mesmo ano efetuado cinco transplantes.

De 2012 para 2013, o CHUC conseguiu quase duplicar o número de transplantes anuais passando de 38 para 71 procedimentos.

O ano de 2012 foi também o ano em que a componente pediátrica da unidade foi reativada.

Na nota de imprensa, é sublinhado ainda que este "excelente resultado ancora a importância do CHUC no contexto nacional da transplantação".

A Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do CHUC, liderada por Emanuel Furtado, realizou recentemente um autotransplante de fígado, uma cirurgia inovadora e rara no Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório