Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Arganil comemora 20 anos da Biblioteca Municipal Miguel Torga

A apresentação do 'Roteiro arquitetónico e artístico do concelho de Arganil' é uma das iniciativas do programa comemorativo dos 20 anos da biblioteca pública local, que vai decorrer de 4 a 7 de dezembro.

Arganil comemora 20 anos da Biblioteca Municipal Miguel Torga
Notícias ao Minuto

17:59 - 30/11/16 por Lusa

Cultura Literatura

"Desde 1996, a Biblioteca Municipal Miguel Torga tem sido sempre uma prioridade da autarquia, independentemente dos executivos", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves.

O autarca do PSD, que está a completar o terceiro e último mandato na presidência, realçou o "trabalho notável" que a biblioteca e os diversos serviços que integra têm desenvolvido junto da população, designadamente crianças e jovens que frequentam as escolas deste concelho do distrito de Coimbra.

Inaugurada em 04 de dezembro de 1996, integrando a Rede Nacional de Leitura Pública, a Biblioteca Miguel Torga foi construída ao abrigo de um protocolo assinado, em 1988, entre a Câmara de Arganil e o então Instituto Português do Livro.

O equipamento passou a disponibilizar "novos serviços à população numa linha de modernidade, tendo como objetivo primordial o aumento do nível de literacia dos munícipes", segundo uma nota da autarquia.

As comemorações visam "evocar o caminho percorrido, com a preocupação de tocar várias áreas que ao longo dos anos têm sido preocupação constante nos programas de dinamização" da Biblioteca Municipal, acrescenta.

O programa das comemorações inclui encontros com escritores, palestras, exposições, música, apresentação de livros e do novo roteiro de arte de Arganil.

O "Roteiro arquitetónico e artístico do concelho de Arganil" será apresentado, no dia 06, às 21:00, pelas coordenadoras da Biblioteca Municipal e dos Serviços de Turismo da autarquia, Margarida Fróis e Raquel Tavares, respetivamente.

O município já dispunha de uma publicação nesta área, mas decidiu avançar para "uma edição mais completa" e atualizada, concebida por profissionais da autarquia.

"É um levantamento do nosso património material e imaterial, um instrumento para a sua divulgação aos turistas que visitam Arganil", disse Ricardo Alves.

No dia 7, às 21h00, vai associar-se às comemorações o diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, que intervém numa sessão subordinada ao tema "Falando de redes", em que também participa a coordenadora do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório