Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Azeredo Lopes em Cabo Verde para reunião dos Amigos do Golfo de Guiné

O ministro da Defesa de Portugal visita Cabo Verde na sexta-feira e no sábado para participar na segunda reunião deste ano do Grupo G7 dos Amigos do Golfo da Guiné e para contactos com as autoridades cabo-verdianas.

Azeredo Lopes em Cabo Verde para reunião dos Amigos do Golfo de Guiné
Notícias ao Minuto

14:01 - 30/11/16 por Lusa

País Diplomacia

A reunião do grupo, que é presidido por Portugal, junta na cidade a Praia técnicos de alto nível dos países membros para fazer o ponto de situação sobre a segurança na sub-região africana.

Azeredo Lopes marcará presença na sessão de encerramento da reunião, que decorre na sexta-feira num hotel da capital cabo-verdiana, segundo o programa da deslocação divulgado pela Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

No mesmo dia, Azeredo Lopes realiza uma visita de cortesia ao primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Prevista está também a assinatura de um protocolo de intenções de adesão ao Fórum do Mar dos países lusófonos por parte da Guarda Costeira, da Agência Marítima e Portuária e da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde.

A cerimónia vai decorrer a bordo do navio português Almirante Gago Coutinho.

No sábado, realiza-se um encontro de trabalho entre delegações dos ministérios da Defesa de Cabo Verde e de Portugal.

O Grupo G7 de Amigos do Golfo da Guiné visa a cooperação para assegurar a estabilidade, a segurança marítima e a liberdade de navegação nesta sub-região africana, assolada pela pirataria marítima.

O grupo G7 de Amigos do Golfo da Guiné é composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido, França, Bélgica, Brasil (observador), Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça, União Europeia, escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Interpol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório