Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Festival Gastronómico 'Cozinha dos Ganhões' abre em Estremoz

A 'Cozinha dos Ganhões', o maior certame gastronómico do Alentejo, abre hoje as portas em Estremoz, no distrito de Évora, com oito tasquinhas que apresentam a gastronomia tradicional da região, divulgou o município.

Festival Gastronómico 'Cozinha dos Ganhões' abre em Estremoz
Notícias ao Minuto

12:00 - 01/12/16 por Lusa

Lifestyle Eventos

A denominação de 'ganhão' era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, o festival gastronómico, que decorre até ao próximo domingo, com entrada gratuita, e que atrai milhares de visitantes em procura da gastronomia da região, conta com a participação de oito tasqueiros, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e quatro doceiros.

O presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, disse à agência Lusa que a 'Cozinha dos Ganhões' pretende contribuir para "valorizar a gastronomia do concelho".

Segundo o autarca, o certame, para além de promover a gastronomia, serve também de divulgação da doçaria, artesanato, vinhos, enchidos e queijos do concelho.

A 24.ª edição da 'Cozinha dos Ganhões', organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, "vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana", contemplando os pratos típicos da região.

O certame conta ainda com expositores de produtos regionais e artesãos do concelho, bares e discoteca.

O programa cultural inclui a atuação de grupos de cantares e de música tradicional alentejana, com destaque para o espetáculo dos Adiafa, no sábado, às 22:00, ranchos folclóricos, espetáculo de fado e um desfile de moda.

A 'Cozinha dos Ganhões' é, segundo a autarquia, um evento de promoção turística do concelho de Estremoz, que pretende valorizar as tradições e os costumes deste concelho e do Alentejo e que tem para oferecer, durante quatro dias, "sabor, saber, tradição e convívio".

Uma novidade na edição deste ano é o horário de abertura do certame, que começa quinta-feira, às 11:00, por se tratar de um dia feriado, permitindo o serviço de almoços.

Paralelamente decorre também a mostra "Estremoz Caça, Pesca e Atividades da Natureza", num dos pavilhões do parque de feiras, com mais de 50 expositores, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município, e que inclui um programa com várias atividades destas áreas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório