Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Gabriela Dias toma hoje posse como presidente da CMVM

A nova equipa de gestão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) toma hoje posse, com Gabriela Dias a substituir Carlos Tavares na presidência do regulador dos mercados financeiros.

Gabriela Dias toma hoje posse como presidente da CMVM
Notícias ao Minuto

06:30 - 30/11/16 por Lusa

Economia Regulador

Gabriela Dias passa, assim, de vice-presidente para presidente da CMVM, fazendo ainda parte da nova equipa de gestão Filomena Oliveira, como vice-presidente, e Rui Correia Pinto, como vogal.

A tomada de posse acontece pelas 10:00 (hora de Lisboa) no Ministério das Finanças, em Lisboa, e contará com discursos do ministro das Finanças, Mário Centeno, e da nova presidente da CMVM, Gabriela Dias.

A administração da CMVM já estava para ser substituída desde setembro de 2015, há mais de um ano, quando terminou o mandato da equipa de gestão.

Carlos Tavares ainda em julho brincou com esse facto numa audição no Parlamento: "Há um ano tinha dito que era a minha última presença e falhei. Tenho dito sistematicamente que é a minha última intervenção pública e sou sucessivamente desmentido pelos factos".

Entre os principais temas que a CMVM tem em mãos estão as investigações relativas ao crime de abuso de mercado relacionadas com o BES e o Espírito Santo Financial Group (ESFG), que podem resultar em participações criminais, e o processo de Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Caixabank sobre o BPI.

O jornal 'online' Eco noticiou em outubro que Gabriela Dias pediu escusa de qualquer processo de decisão sobre o BPI por considerar que pode haver conflito de interesses, devido ao seu pai, Jorge de Figueiredo Dias, ser vogal do conselho fiscal do BPI.

Quanto a Carlos Tavares, o seu nome é um dos indicados para assumir a presidência da Caixa Geral de Depósitos (CGD), junto com Paulo Macedo e Nuno Amado, depois de António Domingues ter renunciado ao cargo este fim de semana após uma longa polémica relacionada com a apresentação de declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório