Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Acordo com Trump: Empresa desiste de deslocalizar mil postos de trabalho

A empresa norte-americana Carrier, que fabrica aparelhos de ar condicionado, anunciou que desistiu de deslocalizar mil postos de trabalho para o México após uma negociação com o Presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Acordo com Trump: Empresa desiste de deslocalizar mil postos de trabalho
Notícias ao Minuto

06:58 - 30/11/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Temos o prazer de ter chegado a um acordo com o Presidente eleito Trump e o vice-presidente-eleito [Mike] Pence para conservar perto de mil empregos" em Indianápolis, no estado do Indiana, onde Pence era governador, anunciou a empresa na terça-feira, através do Twitter.

Os termos do acordo não são conhecidos.

A Carrier tinha anunciado a intenção de deslocalizar 1.400 postos de trabalho para o México até 2018.

Há dez dias, Trump afirmou que tinha evitado a deslocalização para o México de uma fábrica de produção da Ford no Kentucky.

O próximo Presidente dos Estados Unidos, que tomará posse em janeiro, deverá ir hoje a uma fábrica da Carrier no Indiana para anunciar publicamente o acordo com a empresa, segundo fontes da sua equipa citadas pelo jornal The New York Times.

A questão da deslocalização de postos de trabalho para outros países foi um dos temas da campanha de Donald Trump para as eleições de 08 de novembro.

"Tantas centenas e centenas de empresas estão a fazer isto. Temos de fazer com que deixem de nos roubar os nossos empregos. Temos de fazer com que as nossas empresas parem de deixar os Estados Unidos", afirmou Trump durante a campanha.

Donald Trump ameaçou as empresas que instalassem fábricas noutros países com um imposto de 35% sobre os produtos que depois quisessem fazer entrar no mercado dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório