Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Comité Central do PCP mantém núcleo duro com 21 novos membros

O Comité Central (CC) do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, vai contar com 21 novos elementos, mantendo o seu núcleo duro, segundo a lista proposta para ser votada na reunião magna do próximo fim de semana, em Almada.

Comité Central do PCP mantém núcleo duro com 21 novos membros
Notícias ao Minuto

06:39 - 30/11/16 por Lusa

Política Congresso

Todos os membros dos organismos executivos - o Secretariado Nacional (10) e a Comissão Política (20) - mantêm o seu assento no CC, à exceção do secretário nacional Albano Nunes, curiosamente o escolhido para representar o PCP, por estes dias, nas cerimónias fúnebres de Fidel Castro, em Cuba.

Os cerca de 1.200 delegados ao XX Congresso Nacional dos comunistas vão pronunciar-se sobre o rol de nomes sugerido pelo atual Comité Central, reunido entre sábado e domingo na sede do partido, em Lisboa, e também sobre o regulamento do andamento dos trabalhos e a proposta de resolução política, resultante do debate interno e das teses iniciais, alvo, até agora, de cerca de 1.500 propostas de alteração.

No sábado, após a sua previsível eleição, o novo Comité Central vai depois definir de entre os seus membros o secretário-geral, devendo renovar a confiança em Jerónimo de Sousa, e os elementos do Secretariado Nacional, assim como da Comissão Política e da Comissão Central de Controlo.

Num total de 146 nomes propostos contam-se 21 novos elementos: 13 homens e oito mulheres, com idades entre os 21 e 59 anos, perfazendo uma média de 37 anos entre os estreantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório