Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Filme de João Pedro Rodrigues na primeira página do Libération

O filme 'Ornitólogo', de João Pedro Rodrigues, tem uma chamada de primeira página no jornal Libération de quarta-feira, no dia em que a quinta longa-metragem do realizador português se estreia nas salas francesas.

Filme de João Pedro Rodrigues na primeira página do Libération
Notícias ao Minuto

23:32 - 29/11/16 por Lusa

Cultura Cinema

Sob o título 'Ornitólogo ou as asas do desejo', o diário considera, na capa, o filme como "prodigioso" e, nas páginas interiores, escreve que o cineasta inventa "a magia de uma intersecção das inquietudes".

"Ao fazer perder-se o seu herói nos meandros do desejo, o cineasta português João Pedro Rodrigues imagina um fresco prodigioso no seio de uma opulenta natureza povoada por um bestiário ambíguo", lê-se na crítica de cinema.

O texto aponta que "o ecrã aparece então, em última instância, como a superfície que alimenta e reflete", na qual os espetadores se aproximam "boquiabertos, procurando nos reflexos do filme algum princípio de resposta a uma questão tão cruel" como a que é levantada pela personagem Fernando, "amarrado à exigência inextinguível de um destino sedento de metamorfoses: E à força de ir onde lhe apetece, como lhe apetece, como é que acabou nestas águas negras?"

"Sem que se possa determinar evidentemente uma reciprocidade de olhares entre espécies distintas, o cineasta João Pedro Rodrigues, através de uma operação de montagem entre os planos filmados com mais de um ano de distância e em locais distintos, inventa a magia de uma intersecção das inquietudes", considera o jornal.

O Libération publica, também, uma longa entrevista com o cineasta, lembrando que "o Centro Pompidou homenageia João Pedro Rodrigues, de 50 anos, com uma retrospetiva integral", com os seus 18 filmes, entre curtas e longas-metragens, "realizados no espaço de quase trinta anos, entre Portugal e uma China múltipla, sempre em íntimo companheirismo com João Rui Guerra da Mata, diretor artístico e por vezes correalizador, argumentista, editor ou ator dos seus filmes".

O jornal vespertino Le Monde, datado de quarta-feira, mas publicado hoje, também escreveu sobre o novo filme do cineasta português, considerando que João Pedro Rodrigues alia "esplendor formal, eflorescência simbolista, imprevisibilidade total", desenhando "um dos mais belos passeios de cinema vistos há muito tempo".

"Já não temos quase nunca a oportunidade, no cinema, de nos aventurarmos nestas florestas de sonhos, cujos caminhos sinuosos e esotéricos nos fazem perder a razão. 'Ornitólogo', a quinta longa-metragem a solo do português João Pedro Rodrigues, é um destes filmes, e a sua estreia tem algo de temerário nestes tempos nebulosos, em que o espetador em busca de clareza não tomará, talvez, o risco de aí se perder", descreve o jornal.

A edição desta semana da revista cultural Les Inrockuptibles, publicada hoje, também menciona um "cineasta aventureiro e inspirado", realizador de um "cinema sensorial, muito controlado", com um novo filme "magnífico, onde escava o seu sulco de cineasta, atento à mínima imagem que produz, sensível aos elementos, aos movimentos das almas e dos corpos".

Na edição de novembro da revista Cahiers du Cinéma, João Pedro Rodrigues está igualmente em destaque na seleção de críticas aos filmes do mês e numa entrevista ao realizador, intitulada "Santo Ornitólogo".

A retrospetiva integral do cineasta português no Centro Pompidou, em Paris, decorre até 02 de janeiro e vai conta com filmes como "O Fantasma" (2000), "Odete" (2005), "Morrer como Um Homem" (2009) e "A Última Vez Que Vi Macau" (2012), assim como 'masterclasses' e a apresentação, pela primeira vez em França, da instalação "Santo António", que João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata realizaram em 2013.

O Centro Pompidou, em parceria com o Le Fresnoy -- Studio National des Arts Contemporains, também encomendou um filme ao cineasta a partir da questão "Où en êtes-vous, João Pedro Rodrigues?" ("Onde está, João Pedro Rodrigues?").

A retrospetiva é ainda acompanhada pela publicação do livro "Le Jardin des Fauves", a primeira obra em francês sobre João Pedro Rodrigues, sob a forma de entrevistas realizadas pelo produtor e cineasta Antoine Barraud, e editado numa parceria das Post Editions e do Centro Pompidou.

O filme que se estreia na quarta-feira nas salas francesas, "Ornitólogo", é a quinta longa-metragem de João Pedro Rodrigues. Valeu-lhe o Leopardo para Melhor Realização no festival de cinema de Locarno, este ano, um festival que já o tinha distinguido, em 2012, com uma menção especial do júri, por "A última vez que vi Macau", uma obra assinada com João Rui Guerra da Mata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório