Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Abertas inscrições para festival de curtas portuguesas em Nova Iorque

As inscrições para a sétima edição do NY Portuguese Short Film Festival, evento do Arte Institute que já chegou a 19 países, estão abertas até ao próximo dia 05 de março.

Abertas inscrições para festival de curtas portuguesas em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

21:31 - 29/11/16 por Lusa

Cultura Cinema

O New York Portuguese Short Film Festival, festival de curtas-metragens portuguesas, em Nova Iorque, foi o primeiro certame de cinema português nos Estados Unidos.

A próxima edição vai acontecer nos dias 18 de maio, no prestigiado Lincoln Center, e a 19 de maio, no Tribeca Film Center.

Desde 2011, o festival chegou a 38 cidades em 19 países, desde o Brasil a França, passando, por exemplo, pela Polónia, Quénia e China.

"O NY Portuguese Short Film Festival chegou a mais cidades, a todos os continentes, a um ritmo sem precedentes. E, com ele, chegou o cinema contemporâneo português", disse a organização, em comunicado, garantindo que "o festival continuará à procura de novos e exigentes públicos para o que de melhor se faz entre a nova geração de realizadores portugueses."

A diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda, acredita que o festival "tem sido uma grande montra para o cinema contemporâneo português e tem aberto portas aos novos realizadores nacionais em termos de promoção e divulgação das suas curtas metragens até mesmo para participarem noutros festivais internacionais."

Podem concorrer ao festival todos os realizadores portugueses, residentes no país ou no estrangeiro, que tenham produzido filmes, com menos de 18 minutos de duração, nos últimos três anos.

As candidaturas serão selecionadas e submetidas à apreciação de um júri composto por figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano.

Não há um limite para o número de filmes que serão mostrados, sendo os critérios de escolha "o gosto pessoal do júri, a originalidade da história e a forma como foram filmados."

O regulamento e o formulário para submissão de candidaturas podem ser encontrados aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório