Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rei de Espanha destaca oportunidades de colaboração empresarial

O rei de Espanha, Filipe VI, destacou hoje as possibilidades de cooperação empresarial entre companhias portuguesas e espanholas em novos mercados, ligados por línguas e culturas próximas.

Rei de Espanha destaca oportunidades de colaboração empresarial
Notícias ao Minuto

14:04 - 29/11/16 por Lusa

País Visita Oficial

No discurso que proferiu no almoço empresarial oferecido aos monarcas espanhóis pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, no Palácio da Bolsa, o rei espanhol elogiou o "esforço, a tenacidade e o sacrifício" feitos que permitem agora "começar a vislumbrar o fim da crise económica".

"Queria também referir as oportunidades que, num mundo globalizado, se abrem às empresas dos nossos países para cooperar em mercados terceiros. As nossas empresas devem aproveitar, como já fazem, todas as oportunidades que oferecem as regiões do mundo que nos são próximas pela língua e pela cultura e onde temos uma longa experiência. Evidentemente, sabemos que a Iberoamérica é assim e também países africanos de língua portuguesa, regiões nas quais as possibilidades de cooperar continuam a ser imensas", declarou Filipe VI.

O rei de Espanha, recebido com gritos de "viva o rei" e "viva a monarquia" por alguns populares que os esperavam à chegada ao Palácio da Bolsa, enalteceu o que viu na visita feita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e lembrou que há um horizonte comum "muito positivo no futuro, não isento de riscos, evidentemente".

"Mas há um símbolo de história nos próximos anos, que celebraremos conjuntamente, que são os 500 anos desse projeto em comum de [Fernão de] Magalhães e [Juan Sebastián] Elcano", em 2019, recordou o rei, perante um Salão Árabe onde se encontravam figuras como o bispo do Porto, o antigo 'chairman' da Caixa Geral de Depósitos, Álvaro Nascimento, ou o eurodeputado Paulo Rangel.

O rei aproveitou a oportunidade para elogiar também "a dedicação, o esforço e a valentia de numerosos empresários portugueses e espanhóis", que contribuem diariamente para "a criação de emprego, para o progresso económico e para um maior bem-estar em Portugal e Espanha".

Os reis de Espanha iniciaram, na segunda-feira, no Porto uma visita a Portugal, que já os levou a Guimarães e vai levar a Lisboa esta tarde, onde Filipe VI discursará na Assembleia da República na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório