Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bloco "orgulha-se" do Orçamento e critica "casos e casinhos" da Direita

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) mostrou-se hoje "orgulhoso" do trabalho do partido na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2017 e lançou farpas aos "casos e casinhos" de PSD e CDS-PP ao longo do processo.

Bloco "orgulha-se" do Orçamento e critica "casos e casinhos" da Direita
Notícias ao Minuto

13:05 - 29/11/16 por Lusa

Política OE2017

"Orgulhamo-nos do trabalho que na especialidade - com abertura, franqueza, diálogo e persistência - conseguimos travar para chegar a este resultado", disse Pedro Filipe Soares na sessão parlamentar de encerramento da discussão sobre o OE2017.

O trabalho nas pensões e no combate à precariedade no Estado foram dois dos tópicos abordados pelo bloquista, que reconheceu haver ainda "combates" por fazer no futuro, nomeadamente ao nível do IMI e do seu alargamento aos partidos e de uma maior responsabilização dos autarcas nas decisões tomadas.

"Ficou por fazer a responsabilização dos autarcas para que se possam pedir contas a todos e todas em democracia", disse Pedro Filipe Soares sobre a referida matéria.

Depois, o parlamentar lamentou a forma como se "portaram" PSD e CDS, que com "muitos casos e muitos casinhos" tentaram trazer para a espuma dos dias "o que não era do debate orçamental".

O líder da bancada bloquista reiterou ainda a ideia do partido de que é necessário um "debate profundo" no seio europeu sobre a dívida pública dos Estados, com Portugal a dever fazer pressão para que essas conversas tenham lugar.

Há ainda, disse Pedro Filipe Soares, "outros problemas à espreita", nomeadamente com o avançar de extremismos políticos.

"Se um Trump incomoda muita gente, um Trump e uma Le Pen incomodarão muito mais", advogou, em referência às recentes eleições norte-americanas e ao futuro sufrágio em França.

A proposta de lei de OE2017 foi entregue pelo Governo socialista na Assembleia da República em 14 de outubro, seguindo-se a discussão e votação na generalidade, em 03 e 04 de novembro. PS, BE, PCP e PEV aprovaram o documento, com votos contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PAN.

Entre 07 de novembro e segunda-feira decorreu o processo de discussão na especialidade e foram propostas mais de 400 alterações por todas as bancadas partidárias até 18 de novembro.

Hoje, o OE2017 vai ser aprovado em votação final global por socialistas, bloquistas, comunistas, ecologistas e o deputado único do PAN, que alterou a sua posição de abstenção para voto favorável, enquanto sociais-democratas e democratas-cristãos se manterão contra a lei que comporta as receitas e despesas propostas pelo executivo e autorizadas pelo parlamento para o próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório