Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco dicas para poupar a sua coluna em viagens

Realizar alongamentos e ter cuidado com o peso da mala são alguns dos cuidados obrigatórios para quem vai enfrentar longas horas na estrada.

Cinco dicas para poupar a sua coluna em viagens
Notícias ao Minuto

07:30 - 30/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Postura

Os feriados que se podem tornar em fins de semana prolongados estão aí à porta, bem como as festas natalícias, por isso é normal que em breve vá viajar.

Mas se vai viajar de carro, talvez queira ter cuidado com a sua coluna.

Durante a viagem sente uma fisgada na coluna? Isto acontece muito a quem resolve “levar a casa na mala de viagem” ou a quem passa muitas horas na estrada sem parar para esticar as pernas, os braços e as costas.

Por isso, preste atenção às dicas do ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, para não ter que encurtar a sua viagem de descanso.

1. Atenção à postura. A má postura pode fazê-lo trocar o lazer pela sala de fisioterapia. Por isso, é importante ter cuidado com a postura durante a viagem tanto durante o trajeto como nos dias de descanso.

Evite também fazer movimentos bruscos ou fora do que já está habituado. Se a atividade for muito intensa, poderá gerar aquela dor incómoda de fadiga muscular que persiste por alguns dias e limita o lazer.

2. Atenção à posição do banco do carro. Fique atento à posição do banco enquanto estiver a conduzir. A distância correta pode evitar dores nas pernas, braços e principalmente na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta. Os braços não devem ficar totalmente esticados e muito menos muito dobrados limitando os movimentos.

3. Faça alongamentos. Caso o trânsito esteja muito mau e o tempo parado no trânsito for longo, o ideal é alongar as pernas e os braços, alerta Dr. Rogério Vidal. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação nos membros superiores e acaba por melhorar também toda a circulação do sangue e até a posição da coluna cervical”. Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço. O mesmo aplica-se nos voos e trajetos longos de autocarro. Procure andar e mexer os pés durante o voo e sair nas paragens para caminhar um pouco.

4. Cuidado ao carregar as malas. O peso da mala também é um grande inimigo da a coluna e a viagem tão esperada pode ser interrompida pela má postura na hora de carregar peso ou levantar a mala. “É preciso ter atenção com a postura. Evite a sobrecarga de peso na mochila de viagem, não faça movimentos bruscos e dê preferência às malas com rodinhas quando possível”, afirma Dr. Rogério Vidal.

5. Comece já o trabalho de prevenção. Alongar o corpo durante o dia e fazer caminhas são medidas que podem ajudar a prevenir as dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também resultar quando os primeiros sintomas aparecem. “Primeiro é preciso que a pessoa perceba que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício ou esforço”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório